Vídeos

Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, triunfo de conservação

O Cerrado é maltratado, perdeu metade de sua área original. Mas esse conjunto de 2 milhões de hectares protegidos é razão para esperança.

Redação ((o))eco ·
11 de setembro de 2012 · 13 anos atrás

Hoje, 11 de setembro, é o dia nacional do Cerrado. Há poucas razões para comemorar, pois trata-se de um dos biomas mais maltratados do Brasil. Ele já perdeu metade de sua área original e, hoje, é o que mais sofre com o desmatamento.

Mas o vídeo abaixo sobre o Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu dá razões para esperança e motivação para não desistir do Cerrado. Esse conjunto de áreas protegidas públicas e privadas cobre uma área de 2 milhões de hectares, distribuídos ao longo de 11 municípios do norte de Minas Gerais.

Dentro dele, está o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, cujo nome homenageia Guimarães Rosa, que se inspirou na região para compor sua maior obra.

“O Cerrado é a savana mais rica em vida do planeta e é reconhecido como a ‘caixa d´água do Brasil’, pois nele nascem águas que abastecem as principais bacias hidrográficas do país”, escreve a equipe da WWF-Brasil, que junto com Raiz Savaget Comunicação, produziu o vídeo.

Leia também

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após mobilizações indígenas em Santarém

Após protestos em Santarém, governo suspende pregão de dragagem e promete consulta a povos indígenas do Tapajós

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade

João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre

Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.