Notícias

Um ano de fogo visto do espaço

Não é só o Brasil que sofre com queimadas e incêndios florestais. Veja uma animação que mostra os focos de incêndio no mundo nos últimos 12 meses.

Paulo André Vieira ·
9 de setembro de 2013 · 11 anos atrás

Não é apenas o Brasil que sofre com queimadas e incêndios florestais. Como podemos ver na animação abaixo feita a partir de imagens dos sensores MODIS a bordo dos satélites Terra e Aqua, a África também queima constantemente durante o ano todo. O sudeste asiático também apresenta uma grande concentração de focos de calor nos primeiros meses do ano.

Cada pontinho vermelho é um foco de incêndio, detectado pelos sensores a partir da temperatura daquele local, levando em conta as variações de calor durante o dia e reflexos da luz solar. Esta informação é muito importante para o acompanhamento da distribuição espacial e temporal de incêndios em diferentes ecossistemas, detectando mudanças na distribuição de fogo e identificação de novas fronteiras de incêndio.

Você pode também ver os dados específicos de queimadas na Amazônia através de nosso projeto InfoAmazonia, que agrega dados e notícias sobre  a maior floresta tropical contínua do planeta. As bases de dados compartilhadas por InfoAmazonia estarão sempre disponíveis para download e também serão renovadas com frequência. O cruzamento das notícias com os dados pretende melhorar a percepção sobre os desafios para a conservação da floresta.

 

Leia também

Incêndios e queimadas ao redor do mundo
Mapa interativo mostra desmatamento dos 9 países da Amazônia
Os incêndios florestais vistos do espaço
O Cerrado fez aniversário mas não há razão para festa
Quando se olha do espaço, onde há fumaça, há fogo

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.