Notícias

Os Parques Estaduais vistos do espaço

Veja lindas imagens de satélite de algumas das áreas protegidas cadastradas no WikiParques. Algumas delas podem estar mais perto do que você pensava.

Paulo André Vieira ·
9 de junho de 2014 · 7 anos atrás

Nos últimos anos o blog Geonotícias aqui de ((o))eco brindou seus leitores com uma série de posts onde lindas imagens de satélite mostravam as belezas naturais de nosso país vistas lá do alto. Ao final das postagens sempre convidamos os leitores a conhecer aqueles lugares pessoalmente. Muitas vezes aqueles lugares tão maravilhosos estavam apenas alguns quilômetros distantes de quem apreciava as colunas, mas as pessoas não tinham noção de quão perto eles estavam.

Este ano, com o lançamento do WikiParques, voltamos a tocar nesta tecla. A interatividade do site vai além, permitindo que as pessoas compartilhem seus conhecimentos, transformando o “conhecer para conservar” em “colaborar para proteger”. Este post é um mashup entre os posts do Geonotícias e as informações do WikiParques. As imagens abaixo, capturadas via Google Earth, são de Parques Estaduais cadastrados no WikiParques pelos próprios usuários. Quando foi lançado o site tinha apenas verbetes para os 69 Parques Nacionais, mas hoje já são mais de 130 áreas protegidas cadastradas, e novas unidades de conservação sendo cadastradas a cada dia.

Então, além de apreciar então as imagens abaixo, visite os Parques Estaduais perto da sua casa, contribua com informações e fotos para o WikiParques e ajude a conservar e proteger as nossas unidades de conservação. Clique no nome do parque para visitar o verbete, e na imagem para ampliar.

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Parque Estadual Caminho dos Gerais

Parque Estadual da Ilha do Mel

Parque Estadual de Ilhabela

Parque Estadual do Cantão

Parque Estadual do Desengano

Parque Estadual do Turvo

Parque Estadual Dunas do Natal

 

 

Leia também
Mapeando os parques do WikiParques
O Brasil visto do espaço é maravilhoso
A beleza do Brasil visto do espaço
Ficou mais fácil navegar no WikiParques

 

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Reportagens
25 de outubro de 2021

Exploração ilegal de madeira aumenta no Mato Grosso e chega a 88,3 mil hectares em 2020

Ilegalidade atinge 38% da área total utilizada para extração de madeira no estado. Mais de 10 mil hectares explorados de forma ilegal foram em áreas protegidas

Análises
25 de outubro de 2021

Como frear crises hídricas, as atuais e as futuras?

Acompanhamos de perto, por aqui, uma expansão imobiliária desordenada, que, à luz do dia, destrói nascentes e despeja esgoto diretamente em cursos d’água

Reportagens
25 de outubro de 2021

Como os estados cuidam da Amazônia: comparamos dados de proteção, orçamento e desmatamento

Análise exclusiva do ((o))eco se debruça sobre dados ambientais dos nove estados da Amazônia Legal para compreender diferenças e semelhanças nas políticas públicas regionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta