“Produzir sem desmatar. Comece a olhar pra isso como um bom negócio” é o slogan da primeira campanha de combate ao desmatamento organizada por um estado da Amazônia. A iniciativa tem como objetivo demostrar ao produtor rural do Pará, alvo da campanha, a importância da regularização ambiental. A campanha contra o desmatamento será publicizada através de vídeos publicitários, spots de rádio, outdoors, cartazes e site.
“É a primeira vez que um Estado na Amazônia faz uma campanha dessa natureza. O desmatamento sempre foi combatido pela ótica da repressão, do comando, do controle e da pressão sobre os produtores” afirma Justiniano Netto, secretário executivo para coordenação do Programa Municípios Verdes (PMV), lançado pelo governo do Estado. “O Pará resolveu inovar, adotando outra política, e promove uma campanha de educação e de sensibilização, chamando os produtores para serem cada vez mais os nossos aliados nessa luta” conclui.
A campanha tem como meta promover a adesão dos produtores rurais ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), ferramenta instituída pelo Novo Código Florestal (Lei 12.651/2012), que identifica os imóveis rurais, reunindo informações como o tamanho da área, os locais de reserva florestal e os dados do proprietário. É através do CAR que estado e municípios poderão implementar os programas de regularização ambiental, além de viabilizar a concessão de crédito rural, iniciar a regularização fundiária e controlar o desmatamento nas propriedades rurais.
De acordo com o governo do estado, o Pará possui atualmente 30 milhões de hectares cadastrados no CAR, mas a meta é cadastrar todo o Estado, que tem 62 milhões de áreas cadastráveis.
O Pará é um dos estados campeões em desmatamento na Amazônia. Segundo dados do boletim de desmatamento do Imazon, de agosto de 2012, quando começou o calendário do desmatamento, até abril de 2013, a área desmatada no estado totalizou 398 quilômetros quadrados, um aumento de 69% em relação ao período anterior (agosto de 2011 a abril de 2012) quando o desmatamento somou 235 quilômetros quadrados.
Leia também
Filme posiciona os animais como vítimas invisíveis da crise climática
Produção ressalta que conservar a natureza é o melhor caminho para amenizar novas tragédias causadas por eventos extremos →
Brasil ganha marco pioneiro sobre translocação de animais voltada para conservação
Publicação da Rede Brasileira de Translocações para Conservação (RBTC) traz diretrizes e guia prático para desenvolver ações de manejo de fauna no país →
A última rodada de negociações do Tratado de Plásticos começou. E o que isso tem a ver com a Amazônia?
Reunidos na Coreia do Sul, 175 países precisam decidir o que será feito para combater a poluição plástica no planeta, enquanto os impactos já são sentidos na saúde humana, animal e ambiental →