O Ministério da Economia autorizou a contratação de 568 novos servidores no Ibama e 171 novos servidores no ICMBio. A autorização foi tornada pública na edição desta segunda-feira (06) no Diário Oficial da União. Há meses autoridades do governo anunciam que farão um concurso nas duas autarquias para diminuir o déficit de servidores públicos nos dois órgãos.
O concurso irá repor, ao todo, 739 vagas nas duas autarquias ligadas ao Ministério do Meio Ambiente. O déficit de servidores no Ibama e no ICMBio é de 2.311 servidores e 1.317 servidores, respectivamente.
Embora o concurso atual não resolva esse buraco, qualquer contratação de servidores melhora um pouco o cenário atual e torna improvável a extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da incorporação das atividades do órgão às atribuições do Ibama, como o governo havia planejado.
Os presidentes das duas autarquias terão seis meses para publicar o edital do concurso público. O Ibama tem 568 vagas autorizadas, sendo 96 para o cargo de Analista Ambiental (Nível Superior), 40 para Analista Administrativo (Nível Superior) e 432 para Técnico Ambiental (Nível Intermediário). Já o ICMBio tem 171 vagas abertas, sendo 61 para o cargo de Analista Ambiental (Nível Superior), 110 para Técnico Ambiental (Nível Intermediário)
Leia também
Saiu autorização para o concurso do Ibama e do ICMBio; 739 vagas
Ministério da Economia publicou duas portarias com a autorização para a realização dos concursos públicos. Número de vagas está abaixo do anunciado em junho pelo ex-ministro Ricardo Salles →
Pesquisa expõe o grave déficit de financiamento das unidades de conservação no Brasil
Levantamento indica que quase 80% das UCs federais terrestres sofriam com falta de recursos em 2016 para garantir os custos básicos de gestão – e situação piorou de lá para cá, apontam →
Extinção do ICMBio já estava sendo planejada há dois anos
Governo não enviou representantes do Ibama ou do ICMBio para discutir fusão dos dois órgãos na audiência pública convocada pelo Ministério Público Federal no Amazonas →
Será que dessa vez vai ter peixada como nos outros concursos, onde a pessoa fazia prova pras vagas no interior do Nortão, daí dava um jeito via QI de ficar no bem-bom da cidade grande????