Reportagens

Algo cheira mal

A elite de Florianópolis não agüenta mais tampar o nariz. Finalmente veio à tona o motivo: 415 litros de esgoto por segundo chegam ao mar sem tratamento.

Henrique Ungaretti ·
6 de maio de 2005 · 19 anos atrás

Uma onda de mau cheiro no almoço e na janta intrigava há meses os moradores da Avenida Beira Mar Norte, onde vive a elite da capital catarinense. Para descobrir as razões da fedentina uma investigação inédita do Tribunal de Contas do Estado saiu dos livros da Casan (a empresa estatal de saneamento) e foi para o campo técnico. Conclusão: o mau funcionamento de uma estação de tratamento e despejo de lodo no mar é a causa do problema.

Os picos do mau cheiro ocorrem quando a vazão no sistema de escoamento torna-se tamanha que a estação de tratamento de esgoto da ilha (ETE Insular) entra em colapso. Ela desliga as bombas e deixa represar o esgoto nas tubulações subterrâneas do centro da cidade. Após 30 minutos de retenção, a coisa começa a cheirar mal.

A descoberta veio por acaso, porque a Casan nunca divulgou o problema. No ano passado, o TCE fez um estudo para esclarecer se os esgotos produzidos no centro de Florianópolis estavam sendo tratados de acordo com os padrões ambientais. A escolha da estação de tratamento da Casan para investigação foi feita apenas como modelo para treinamento dos técnicos do TCE. Nas aulas, eles foram descobrindo um caso-verdade: que a ETE não funcionava nos conformes. O Tribunal passou então a se preocupar com a funcionalidade da obra, indo além do aspecto meramente contábil. Flagrado o defeito, o TCE apresentou à Casan, em dezembro, um conjunto de 16 ações corretivas necessárias. Só na semana passada a empresa enviou ao TCE um relatório admitindo o transbordamento.

O problema é fácil de perceber: a Avenida Beira Mar Norte, cartão-postal da cidade, fede em hora certa: das 12h às 14h e das 17h às 19h. É um fedor de matar, daqueles constrangedores. Quem passa de carro fica enojado. Quem mora lá não se acostuma – portas e janelas fechadas são o recurso comum para amenizar o cheiro. Dependendo do vento.

O lodo que transborda dos decantadores da estação chega às águas da Baía Sul de Florianópolis, infestando-as com uma carga de 415 litros de sujeira por segundo. O cálculo consta no relatório do TCE, baseado em estudo feito pela Fundação de Ensino Tecnológico do Estado de Santa Catarina (Fetesc), Fundação de Amparo ao Meio Ambiente (Fatma) e Universidade Federal (UFSC).

O lodo é um caldo grosso de dejetos sólidos e sanitários. Dele vem o cheiro. Em seu site, a Casan ainda mantém a promessa de que o serviço não causaria mau cheiro – o que pode ser encarado como uma quebra de contrato com a sociedade. No mínimo, propaganda enganosa. A empresa não tem solução a curto prazo para oferecer.

A assessoria de imprensa da Casan destacou o engenheiro químico Carlos César de Almeida Alves para falar sobre o assunto. O servidor garantiu que não há problemas com as tubulações do sistema coletor de esgotos na região central da cidade, mas alegou que não estava autorizado a falar sobre a ETE transbordante – e muito menos sobre o cheiro. No entanto, um funcionário da empresa dá uma pista. Segundo ele, o problema não existiria se tivesse sido instalado um equipamento chamado filtro de turfa, como previa o projeto. Onde foi parar o filtro de turfa?, talvez seja a pergunta a investigar.

O secretário municipal de Habitação e Saneamento Básico, Átila Rocha dos Santos, não quer marolas na baía suja. Consultado sobre o assunto, recorre ao protocolar já-fiz-minha -parte. “A Prefeitura de Florianópolis, na atual administração, fez uma solicitação à Casan no sentido de dar melhores condições técnicas e eliminar os problemas daquela estação de tratamento”. Ou seja, reconhece o fedor, mas limita-se a tampar o nariz enquanto espera providências.

A Fatma, por meio de análise de amostras de água recolhidas no último dia 31 de março, na altura do monumento à Polícia Militar da Beira Mar Norte, concluiu que aquela praia está imprópria para banho. Talvez isso explique por que a avenida é a preferida do povão para jogging.

* Henrique Ungaretti, 39 anos, é jornalista em Florianópolis.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.