Depois de quatro anos sem que novas unidades de conservação fossem criadas no Brasil, o país voltou a celebrar a criação e ampliação de suas áreas protegidas. O governo federal anunciou, na tarde desta segunda-feira (5), a criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira, na Paraíba, e a ampliação da Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso, no estado do Pará.
O Parque Nacional da Serra do Teixeira fica na Região Metropolitana de Patos, no Sertão paraibano, e tem 61 mil hectares, área cerca de três vezes maior do que a capital do estado, João Pessoa. Esse é o primeiro parque nacional paraibano.
Já a Reserva Extrativista Chocoaré – Mato Grosso, que já tem 2.786 hectares, foi ampliada em mais 1.800 hectares. Apesar do nome, a Resex fica no Pará, entre os municípios de Santarém Novo e São João de Pirabas.
Os decretos de criação e ampliação das unidades foram assinados durante a cerimônia de celebração do Dia do Meio Ambiente, realizada em Brasília.
“Hoje, o mundo voltou a olhar o Brasil com esperança […] Este Dia Mundial do Meio Ambiente é uma demonstração de que o Brasil está fazendo a sua parte. E que juntos vamos fazer ainda mais”, disse o presidente Lula, durante o evento.
Leia também
No Dia do Meio Ambiente, Bolsonaro destaca quem produz
Na cerimônia do lançamento do projeto “Juntos pelo Araguaia”, para revitalização do rio, presidente afirma que está preocupado com o meio ambiente, mas também está casado com a economia →
No Dia do Meio Ambiente, entidades entram na Justiça contra política ambiental de Bolsonaro
Ações questionam liberação de exportação de madeira sem fiscalização prévia do Ibama e congelamento dos fundos Amazônia e Clima →
Governo não pretende criar nenhuma unidade de conservação, diz presidente do ICMBio
Em entrevista à TV Brasil, Homero de Giorge Cerqueira confunde conceitos, erra números e demonstra que ainda não entendeu o tamanho da missão do órgão que preside →