Notícias

Quanta vale uma árvore de pé?

A Câmara dos Deputados, em Brasília, foi o lugar escolhido para o lançamento de um estudo que tem tudo para ajudar o país no combate ao desmatamento: com menos de dez dólares será possível evitar a emissão de uma tonelada de carbono. O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e o Woods Hole Research Center, dos Estados Unidos, são os responsáveis pelo cálculo que mostra ser mais rentável economicamente para produtores rurais no Nordeste manter a floresta de pé do que transformá-la em pasto e lavoura. Notícia da Folha de São Paulo, no entanto, lembra que os recursos para pagar aos proprietários deveria sair do mercado de créditos de carbono, que ainda não beneficia desmatamento evitado. Mas uma cúpula de países tropicais deve levar para Bali uma proposta para reverter este quadro. Caso a teoria vire realidade, cerca de 70% do desflorestamento poderia acabar.

Redação ((o))eco ·
7 de novembro de 2007 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2026

WWF-Brasil e Copaíba assumem Pacto da Mata Atlântica para destravar restauração

Nova coordenação aposta em articulação entre políticas públicas, financiamento e território para ampliar a escala e a efetividade da restauração no bioma

Notícias
16 de abril de 2026

Novos editais da BR-319 são contestados na Justiça por possíveis ilegalidades ambientais

Observatório do Clima prepara ação contra o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e aponta ausência de licenciamento e riscos climáticos na pavimentação do “trecho do meio”

Salada Verde
16 de abril de 2026

Cientistas descobrem planta na Caatinga e homenageiam Niède Guidon

Nova espécie foi registrada pela primeira vez na Serra da Capivara, no Piauí, local ao qual a arqueóloga dedicou sua vida

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.