Notícias

Olhando de perto

De olho no CO2 que passeia pelos ares, um projeto que começa a se estabilizar nos EUA pretende botar a lupa em canos de descarga e chaminés de indústrias. Chamado de Vulcan, o programa é uma parceria entre a Nasa e a universidade americana Purdue e pega carona na tecnologia da agência espacial para contabilizar com precisão as emissões de fábricas, rodovias e áreas residenciais específicas. A intenção é deixar de lado os dados que generalizam os números atribuídos a estados ou países e focar numa escala mais restrita. Conforme informou o diário The Guardian, os primeiros trabalhos já estão prontos e o vídeo com um mapeamento detalhado de regiões da terra do Tio Sam foi postado no site YouTube. Quando os pesquisadores já estiverem craques em captar as emissões dos Estados Unidos em pequenas escalas, o projeto deve ganhar ares mais ousados, estendendo os levantamentos por todo o mundo.

Redação ((o))eco ·
8 de abril de 2008 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
23 de outubro de 2026

Integração de cadastros proposta por Flávio pode beneficiar produtores dos EUA e da Argentina

Especialistas alertam que a medida pode comprometer a rastreabilidade da produção rural, a confiança de compradores internacionais e o acesso do Brasil a mercados externos →

Análises
23 de outubro de 2026

O país que queremos construir passa pelos nossos parques

Reconhecer nossa vocação para o turismo de natureza é valorizar nosso patrimônio natural e transformá-lo em desenvolvimento sustentável →

Colunas
23 de outubro de 2026

Conservar a Amazônia exige cuidar de quem vive nela

A conservação ambiental somente se sustenta no longo prazo quando também melhora a vida das populações que habitam os territórios →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.