O Valor (só para assinantes) diz hoje que as duas novas refinarias da Petrobrás produzirão diesel para exportar para a União Européia, EUA e Japão, seguindo as especificações de qualidade vigentes naqueles países. O que a reportagem não diz é o seguinte: teor de enxofre do diesel metropolitano brasileiro é igual a 500 ppm. O teor do diesel Europeu é de 50 ppm até dezembro e terá que ser menor que 5ppm, a partir de 1º de janeiro de 2009. O teor do diesel no Japão é de 10 ppm e nos EUA, 15 ppm. Ou seja, nossa gigante petrolífera vai investir em diesel limpo para exportar e continuará tratando nós, brasileiros, como subdesenvolvidos que podem ser envenenados à vontade respirando as emissões de um diesel de 5ª categoria. Uma resolução do Conama de 2002 determinou que o diesel metropolitano no Brasil tivesse no máximo 50 ppm. Mas até agora, a Petrobrás só parece ligada na saúde da turma lá de fora.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Data center pega de surpresa cidade mineira que sofre com falta d’água
A Atlas Renewable Energy está planejando um data center de 1 gigawatt no município de Paracatu, que supera a capacidade de energia combinada de todas as instalações desse tipo atualmente instaladas no Brasil →
O que os candidatos ao governo do Pará propõem para a rastreabilidade bovina
Programa de Pecuária Sustentável já está em andamento, mas planos de Hana Ghassan e Daniel Santos apontam caminhos diferentes para a pecuária sustentável →
Coalizão alerta para impactos do El Niño sobre próxima safra
Chuvas intensas e estiagens podem afetar produção, renda, empregos, logística e preços dos alimentos, segundo a entidade →
