Com o objetivo de revisar e aprimorar a governança da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), em junho deste ano o Governo Federal lançou uma consulta pública, aberta para respostas até 24 de julho. A proposta é fortalecer a estratégia de integração promovida pelo programa, que une conservação ambiental, turismo sustentável e valorização dos conhecimentos tradicionais.
Anônima, a pesquisa para o diagnóstico da RedeTrilhas leva cerca de 12 minutos para ser respondida, com 33 questões objetivas e espaço para sugestões. A ação é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Ministério do Turismo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Unesco, com apoio técnico da IBY Socioambiental, no âmbito de projeto de cooperação internacional junto à Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.
A RedeTrilhas integra e conecta trilhas de longo curso, regionais e locais, articulando unidades de conservação, áreas de interesse turístico e comunidades em todas as regiões do país. Atualmente, a governança da rede é regida pelas Portarias Conjuntas MMA/MTur/ICMBio nº 407/2018 e nº 500/2020, que definem as diretrizes de adesão, planejamento e implementação de trilhas no Brasil.
A pesquisa deve ser respondida pelo link.
Leia também
Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025
Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4) →
Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz
Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado →
Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país
A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação →




