Portarias do Ministério da Agricultura publicadas esta semana no Diário Oficial da União autorizam o plantio de lavouras de eucalipto, pinus e mamona em vários municípios dos três estados da Região Sul e também no Nordeste. O eucalipto deverá abastecer indústrias de papel e celulose, carvão para siderúrgicas, produção de compensados, laminas e painéis. O pinus servirá a indústrias de madeira serrada e laminada, chapas, resina e também celulose e papel. Já a mamona ganhou aval para crescer em municípios da Bahia, Maranhão e Piauí. Todas as culturas têm grande potencial de causas estragos ambientais, principalmente se forem plantadas onde bem entender a indústria. O Ministério da Agricultura, é claro, nada tem a ver com isso.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Depois de 100 anos, ciência identifica nova espécie de felino na Bolívia
Animal batizado de “tilcayo” se assemelha a um gato-do-mato, mas prossegue rodeado de mistérios. É o primeiro felino descoberto desde o gato-do-pampa, em 1923 →
Quem faz a coexistência entre pessoas e fauna silvestre acontecer?
Por que precisamos reconhecer, formar e apoiar gestores e gestoras de coexistência e entender seu papel na conservação de espécies em conflito com moradores →
Ariranhas em risco: como conciliar conservação e turismo de observação?
O Pantanal se consolida como destino mundial de observação de fauna, mas o crescimento do turismo ainda ocorre sem diretrizes e políticas claras →
