Salada Verde

Brasil, ambiente e cultura

Livro usa espécies representativas de regiões brasileiras para associar preservação da fauna e de costumes.

Salada Verde ·
22 de dezembro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Trabalhando pela preservação da fauna desde
1993, a não-governamental Arca Brasil, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio do laboratório Intervet Schering-Ploug, acaba de lançar um livro onde 15 animais representativos das cinco regiões do país se transformam em instrumentos de proteção ambiental e cultural. 

Arca Brasileira – Uma viagem pelo Brasil e seus animais contou com as mãos de biólogos, veterinários, jornalistas e escritores, intercalando fotos, contos e poemas redigidos por escritores consagrados como João Cabral de Melo Neto, Ruy Castro, Machado de Assis, Luis Fernando Veríssimo e Monteiro Lobato. Além disso, traz informações sobre a condição de espécies como boto, pirarucu, cabra, peixe-boi, gralha azul e baleia-franca, e sobre projetos bem-sucedidos de preservação ou proteção, em todo o Brasil.

“O caso da Tartaruga-do-Amazonas é o mais representativo dessa nova visão de preservação. O hábito do consumo da carne e dos ovos deste animal é tão arraigado no povo amazonense que quase levou a extinção da espécie. Baseados em estudos do Ibama, a criação comercial se tornou um alternativa tanto para dar emprego aos ribeirinhos, como para preservar a tartaruga, já que o órgão obriga a devolução de individuos adultos para os rios. Com isso houve uma rápida recuperação dos estoques populacionais”, destacou o veterinário Ricardo Oliveira, coordenador editorial do projeto.

Segundo Marco Ciampi, presidente da Arca, a “missão” do livro é mostrar que a alma e a identidade do brasileiro também residem no ambiente que o cerca. Seu desejo é de que a publicação faça com que “os leitores captem essa grandeza e exuberância (da flora e fauna), mas também o sentimento profundo de saber que essa identidade, essa natureza, é parte de nós. E protegê-la será, então, mais que um trabalho, será um dever”.

Em parceria com uma livraria virtual, está no ar um hotsite para que leitores possam conhecer a obra antes da compra, “folheando” parte de seu conteúdo. Basta clicar aqui.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.