
“Uma das riquezas da biodiversidade da RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis (SC): Mariposa que imita um beija-flor para enganar os passarinhos, seus predadores. Ela bate as asas em alta frequência, como fazem os beija-flores (a imagem foi “congelada” pela alta velocidade do obturador da câmera fotográfica). Click sobre a imagem para ampliar.
Quando visitamos nossas áreas preservadas em Itaiópolis (SC) somos surpreendidos a todo o instante pela riqueza da biodiversidade.
Estávamos fotografando os beija-flores nas bordas da RPPN das Araucárias Gigantes (nossa última aquisição) e apareceu esta criatura da foto: uma mariposa que imita perfeitamente um beija-flor!
É uma estratégia para confundir os predadores, as aves principalmente. Observe que tem até uma cauda para se parecer mais ainda com um beija-flor. As fotos foram tiradas com uma câmera em alta velocidade (para “congelar” o movimento), mas ela vibra as asas com a mesma frequência do beija-flor.

Até o presente, 14/01/2010, já foi registrada a ocorrência de 208 espécies de aves nas RPPN Corredeiras do rio Itajaí e RPPN das Araucárias Gigantes, nas cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC).
Veja a lista completa e o link para a maioria das espécies fotografadas na RPPN.
Leia também
Manifesto pede revogação de decreto que adia georreferenciamento de imóveis rurais
Entidades e profissionais afirmam que suspensão até 2029 para propriedades de todos os tamanhos representa retrocesso na governança fundiária e ameaça a segurança jurídica no campo →
Brasil espera que cúpula de líderes dê o tom das negociações na COP30
Políticos estaduais querem que biomas não florestais tenham mais presença nas negociações e decisões da conferência →
Novo paradigma energético exige flexibilidade e armazenamento no Brasil, diz pesquisador da USP
Em conversa com ((o))eco, Roberto Rockmann destaca importância do Brasil desenvolver flexibilidade de operação para equilibrar demandas futuras entre diferentes fontes de energia →





