Salada Verde

Mais UCs baianas

Pressão sobre governos federal e estadual pode ampliar em 81 mil hectares a área protegida federal na terra do axé. Casa Civil recebe até esta quinta manifestações por email.

Salada Verde ·
28 de janeiro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se esgota hoje o prazo para envio à Casa Civil de manifestações favoráveis à criação ou ampliação de áreas protegidas federais na Bahia. Na lista, estão a ampliação dos parques nacionais do Pau Brasil e do Descobrimento, a criação dos parques nacionais Boa Nova, Alto Cariri e Serra das Lontras, e ainda a criação do refúgio de vida silvestre Boa Nova. Suas áreas somadas passam de 81 mil hectares. O apoio às unidades de conservação é necessário porque o governo federal precisa da anuência do estadual para criá-las. Mensagens podem ser remetidas a [email protected], na Casa Civil baiana, a [email protected], na coordenação de Acompanhamento de Políticas Governamentais daquele estado, e a [email protected], chefe de gabinete do governador Jacques Wagner, sem contar parlamentares estaduais e federais e entidades civis.

Propostas para Unidades de Conservação / Bahia
Nome Categoria Área (ha) Região Estudos Ação Serviços
Pau Brasil (ampliação) Parque nacional 11.516 extremo sul / Porto Seguro biológico, socioeconômico, fundiário e censitário da ocupação consulta feita em junho de 2006 segundo maior fragmento de floresta tropical do Nordeste, com pau Brasil nativo, últimas populações de antas e onças da Bahia e de Harpia, águia quase extinta no Nordeste. Valoriza a região para turismo internacional. Protege rios, garantindo a qualidade des praias de Trancoso e Arraial D´Ajuda.
Boa Nova Refúgio de vida silvestre 16.766 sul / Boa Nova e parte de outros municípios biológico, socioeconômico, fundiário e censitário da ocupação. consulta feita em dezembro de 2006 Importante manancial de águas para o semi-árido. Serras de grande beleza cénica, com raras formações de mata de cipó, na transição entre Mata Atlântica e Caatinga. Principal habitat conhecido do Gravatazeiro (Rophornis ardesiaca), um dos pássaros mais raros das Américas, atraindo observadores do mundo todo. A proposta de Parque e Refúgio motiva grande projeto de promoção cultural, social e educacional da região envolvendo 16 municípios, com apoio da Comunidade Européia. Grande potencial ecoturístico e de turismo internacional.
Boa Nova Parque nacional 14.214
Descobrimento (ampliação) Parque nacional 8.524 extremo sul / Prado biológico, socioeconômico, fundiário e censitário da ocupação consulta feita em junho de 2006 Maior fragmento de floresta tropical do Nordeste, com 30 mil, e as últimas populações de antas e onças da Bahia, e o raríssimo Mutum-de-bico-vermelho (Crax blumenbaschii), globalmente ameaçado. Valoriza a região para turismo internacional. Protege rios, garantindo a qualidade des praias de Cumuruxatiba e região.
Alto Cariri Parque Nacional 18.218 extremo sul / Guaratinga biológico, socioeconômico, fundiário e censitário da ocupação. Levantamento da demanda para reassentamento. consulta feita em dezembro de 2006 Serras com últimos fragmentos de florestas na divisa entre BA e MG, agredidas por desmatamentos. Onde foi redescoberto o Muriqui-do-Norte (Brachyteles Hypoxanthus), maior macaco das Américas, considerado extinto na Bahia. Grande manancial. Forte potencial de ecoturismo, dinamizando região pobre do estado.
Serra das Lontras Parque nacional 12 mil sul / Una e Arataca biológico, socioeconômico, fundiário e censitário da ocupação. Levantamento da demanda para reassentamento. consulta feita em dezembro de 2006 Serras com florestas de altitude. Região considerada como umas das mais ricas em biodiversidade da Bahia, e uma das mais ricas do mundo. Nos útlimos anos, descoberta de novas especias de aves e plantas. Muito ameaçada por desmatamentos, mesmo sem aptidão agrícola. Áreas de cacau abandonado, muito afetado pela vassoura-de-bruxa. Um dos maiores mananciais de água da região cacaueira. Grande beleza cénica, potencial para ecoturismo, na beira da BR-101, dinamizando região pobre.
Total   81.238       Fonte: Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Leia também

Salada Verde
17 de maio de 2024

Avistar celebra os 50 anos da observação de aves no Brasil

17º Encontro Brasileiro de Observação de aves acontece este final de semana na capital paulista com rica programação para todos os públicos

Reportagens
17 de maio de 2024

Tragédia sulista é também ecológica

A enxurrada tragou imóveis, equipamentos e estradas em áreas protegidas e ampliou risco de animais e plantas serem extintos

Notícias
17 de maio de 2024

Bugios seguem morrendo devido à falta de medidas de proteção da CEEE Equatorial

Local onde animais vivem sofre com as enchentes, mas isso não afeta os primatas, que vivem nos topos das árvores. Alagamento adiará implementação de medidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.