Salada Verde

Mais UCs baianas

Pressão sobre governos federal e estadual pode ampliar em 81 mil hectares a área protegida federal na terra do axé. Casa Civil recebe até esta quinta manifestações por email.

Salada Verde ·
28 de janeiro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se esgota hoje o prazo para envio à Casa Civil de manifestações favoráveis à criação ou ampliação de áreas protegidas federais na Bahia. Na lista, estão a ampliação dos parques nacionais do Pau Brasil e do Descobrimento, a criação dos parques nacionais Boa Nova, Alto Cariri e Serra das Lontras, e ainda a criação do refúgio de vida silvestre Boa Nova. Suas áreas somadas passam de 81 mil hectares. O apoio às unidades de conservação é necessário porque o governo federal precisa da anuência do estadual para criá-las. Mensagens podem ser remetidas a [email protected], na Casa Civil baiana, a [email protected], na coordenação de Acompanhamento de Políticas Governamentais daquele estado, e a [email protected], chefe de gabinete do governador Jacques Wagner, sem contar parlamentares estaduais e federais e entidades civis.

Propostas para Unidades de Conservação / Bahia
Nome Categoria Área (ha) Região Estudos Ação Serviços
Pau Brasil (ampliação) Parque nacional 11.516 extremo sul / Porto Seguro biológico, socioeconômico, fundiário e censitário da ocupação consulta feita em junho de 2006 segundo maior fragmento de floresta tropical do Nordeste, com pau Brasil nativo, últimas populações de antas e onças da Bahia e de Harpia, águia quase extinta no Nordeste. Valoriza a região para turismo internacional. Protege rios, garantindo a qualidade des praias de Trancoso e Arraial D´Ajuda.
Boa Nova Refúgio de vida silvestre 16.766 sul / Boa Nova e parte de outros municípios biológico, socioeconômico, fundiário e censitário da ocupação. consulta feita em dezembro de 2006 Importante manancial de águas para o semi-árido. Serras de grande beleza cénica, com raras formações de mata de cipó, na transição entre Mata Atlântica e Caatinga. Principal habitat conhecido do Gravatazeiro (Rophornis ardesiaca), um dos pássaros mais raros das Américas, atraindo observadores do mundo todo. A proposta de Parque e Refúgio motiva grande projeto de promoção cultural, social e educacional da região envolvendo 16 municípios, com apoio da Comunidade Européia. Grande potencial ecoturístico e de turismo internacional.
Boa Nova Parque nacional 14.214
Descobrimento (ampliação) Parque nacional 8.524 extremo sul / Prado biológico, socioeconômico, fundiário e censitário da ocupação consulta feita em junho de 2006 Maior fragmento de floresta tropical do Nordeste, com 30 mil, e as últimas populações de antas e onças da Bahia, e o raríssimo Mutum-de-bico-vermelho (Crax blumenbaschii), globalmente ameaçado. Valoriza a região para turismo internacional. Protege rios, garantindo a qualidade des praias de Cumuruxatiba e região.
Alto Cariri Parque Nacional 18.218 extremo sul / Guaratinga biológico, socioeconômico, fundiário e censitário da ocupação. Levantamento da demanda para reassentamento. consulta feita em dezembro de 2006 Serras com últimos fragmentos de florestas na divisa entre BA e MG, agredidas por desmatamentos. Onde foi redescoberto o Muriqui-do-Norte (Brachyteles Hypoxanthus), maior macaco das Américas, considerado extinto na Bahia. Grande manancial. Forte potencial de ecoturismo, dinamizando região pobre do estado.
Serra das Lontras Parque nacional 12 mil sul / Una e Arataca biológico, socioeconômico, fundiário e censitário da ocupação. Levantamento da demanda para reassentamento. consulta feita em dezembro de 2006 Serras com florestas de altitude. Região considerada como umas das mais ricas em biodiversidade da Bahia, e uma das mais ricas do mundo. Nos útlimos anos, descoberta de novas especias de aves e plantas. Muito ameaçada por desmatamentos, mesmo sem aptidão agrícola. Áreas de cacau abandonado, muito afetado pela vassoura-de-bruxa. Um dos maiores mananciais de água da região cacaueira. Grande beleza cénica, potencial para ecoturismo, na beira da BR-101, dinamizando região pobre.
Total   81.238       Fonte: Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.