Salada Verde

Exonerações e greve

Após saída de  Minc do Ministério do Meio Ambiente, presidente do Ibama e secretária de Mudanças Climáticas são exonerados. Servidores do órgão começam greve.

Salada Verde ·
6 de abril de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Diário Oficial da União de hoje traz as exonerações de dirigentes do Ibama. Roberto Messias Franco deixa a presidência, José Humberto Chaves, a diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas, e Sandra Rodrigues Klosovski, a diretoria de Qualidade Ambiental. A função de Franco será assumida por Abelardo Bayma Azevedo, diretor de Planejamento, Administração e Logística do instituto e ex-chefe de gabinete do órgão.

Também foram exonerados nos últimos dias, por exemplo, a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Suzana Kahn, e o coordenador-regional do Instituto Chico Mendes no Rio de Janeiro, Rogério Rocco.

Não bastassem as confusões típicas provocadas pela dança de cadeiras com a saída de Carlos Minc do ministério, servidores da área ambiental federal disparam amanhã outra greve. Os pedidos são recorrentes, informa nota da Associação Nacional dos Servidores do Ibama: reestruturação da carreira de Especialista em Meio Ambiente; integração de agentes administrativos ao plano especial de cargos do Ministério do Meio Ambiente e Ibama; e o não-congelamento de salários por dez anos, como estipulado no PLP 549/2009, do senador Romero Jucá (PMDB/RR). “Foram cinco greves desde 2003 sem que fosse atendida nossa principal reivindicação, a reestruturação da carreira”, disse Jonas Corrêa, presidente da Asibama.

Parques nacionais, como de Brasília, estarão fechados à visitação durante o movimento paredista.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.