Salada Verde

Brasileiros e a biodiversidade

Pesquisa Barômetro Biodiversidade 2010, lançada neste mês, constatou que brasileiros estão mais familiarizados com o termo do que europeus e americanos.

Salada Verde ·
25 de maio de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A pesquisa Barômetro Biodiversidade 2010, lançada neste mês pela ONG Union for Ethical BioTrade (UEBT), constatou que brasileiros estão mais familiarizados com o termo biodiversidade do que europeus e americanos. A entidade, que realiza ações e projetos para a proteção da biodiversidade, entrevistou cinco mil pessoas na Alemanha, França, Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, que pela primeira vez foi incluído no estudo.

Realizada anualmente, a pesquisa tem questões relativas à biodiversidade sob três aspectos diferentes: consumo, indústria e mídia. “Ele provê respostas a importantes perguntas, como ‘quantas pessoas já ouviram falar de biodiversidade? Como elas sabem o que isso realmente é?’, ‘como consumidores enxergam a importância do uso ético da biodiversidade?’, ‘consumidores confiam na indústria?’, ‘como a mídia cobre estes assuntos? Tudo o que compramos e usamos afeta a biodiversidade, mas estamos conscientes disso?”, indaga a organização.

Os resultados surpreenderam. De acordo com a Union for Ethical BioTrade (que, em português, significa União pelo Biocomércio Ético), 94% dos consumidores brasileiros entrevistados já ouviram falar em biodiversidade – a maioria inclusive definiu o termo corretamente – , uma diferença e tanto em relação a americanos e europeus (64%). Apesar de ficarem atrás dos brasileiros, a pesquisa aponta um aumento do conhecimento do termo por pessoas da Europa e Estados Unidos em 4 pontos em relação a 2009. 

Outros dados apontados pela pesquisa mostram que 93% dos consumidores brasileiros já ouviram falar de conservação da biodiversidade e 73% de biopirataria (neste último, 50% a mais do que entrevistados americanos e europeus). “De modo geral, consumidores brasileiros tiveram as melhores notas em todas as noções relativas à biodiversidade e desenvolvimento sustentável, algo no qual empresas que possuem negócios em mercados emergentes do Brasil deveriam prestar muita atenção”, afirma a UEBT. 

Link da pesquisa

(Karina Miotto) 

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.