Salada Verde

O clima mudou esta floresta

Estudo mostra que plantas mudaram sua composição por causa de aumento de 2ºC na temperatura desde 1948. 

Redação ((o))eco ·
27 de outubro de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um estudo divulgado no site “Climate Signals” analisou as mudanças em uma comunidade herbácea nas montanhas de Siskiyou, no estado americano do Oregon, durante os períodos de 1949 a 1951 e de 2007 a 2009. A região que apresentou um aumento de 2°C na temperatura desde 1948.

Os pesquisadores selecionaram 185 sítios de estudos que abrigavam ecossitemas de sucessão primária e secundária em ambientes florestais de altura de 500 a 1200 metros e ambientes florestais de altitudes de 1500 a 2100 metros acima do nível do mar.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



O trabalho encontrou diferenças consistentes entre os dois ambientes. Nos ambientes de menor elevação, a comunidade herbácea apresentou diferenças significativas em sua composição, relacionadas a climas mais secos, assemelhando-se à comunidades ecológicas de baixas altitudes. Nos ambientes de maior relevo, as diferenças observadas foram mais sutis, como aumento nas espécies de altas atitudes, assim como uma composição parecida com a de ambientes de menor elevação topográfica. O trabalho conseguiu demonstrar com seus resultados que no nível de comunidades os efeitos das mudanças climáticas não são lineares.

Saiba mais em: Climate Signals

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
21 de abril de 2026

A conservação mantém de pé a economia que o mar produz

Como uma natureza conservada sustenta milhares de empregos, renda e atividades produtivas no litoral brasileiro

Notícias
21 de abril de 2026

Estudo aponta que metas climáticas do Brasil dependem de direitos territoriais indígenas

Relatório do IPAM e do Ministério dos Povos Indígenas destaca protagonismo na proteção florestal, mas aponta barreiras no acesso direto ao financiamento climático

Reportagens
20 de abril de 2026

Fim da linha: último criadouro de macacos do Brasil é oficialmente esvaziado

Operação do Ibama resgata os macacos-prego remanescentes do empreendimento, que por décadas comercializou primatas. Fiscais registraram maus-tratos e irregularidades

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.