Salada Verde

O clima mudou esta floresta

Estudo mostra que plantas mudaram sua composição por causa de aumento de 2ºC na temperatura desde 1948. 

Redação ((o))eco ·
27 de outubro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um estudo divulgado no site “Climate Signals” analisou as mudanças em uma comunidade herbácea nas montanhas de Siskiyou, no estado americano do Oregon, durante os períodos de 1949 a 1951 e de 2007 a 2009. A região que apresentou um aumento de 2°C na temperatura desde 1948.

Os pesquisadores selecionaram 185 sítios de estudos que abrigavam ecossitemas de sucessão primária e secundária em ambientes florestais de altura de 500 a 1200 metros e ambientes florestais de altitudes de 1500 a 2100 metros acima do nível do mar.

O trabalho encontrou diferenças consistentes entre os dois ambientes. Nos ambientes de menor elevação, a comunidade herbácea apresentou diferenças significativas em sua composição, relacionadas a climas mais secos, assemelhando-se à comunidades ecológicas de baixas altitudes. Nos ambientes de maior relevo, as diferenças observadas foram mais sutis, como aumento nas espécies de altas atitudes, assim como uma composição parecida com a de ambientes de menor elevação topográfica. O trabalho conseguiu demonstrar com seus resultados que no nível de comunidades os efeitos das mudanças climáticas não são lineares.

Saiba mais em: Climate Signals

Leia também

Reportagens
10 de setembro de 2024

Em Rio Branco, candidatos não tratam fumaça como emergência de saúde

((o))eco analisa como candidatos à prefeitura da capital acreana abordam alguns dos principais problemas ambientais da cidade: queimadas, secas, enchentes, saneamento básico e tratamento de água

Notícias
10 de setembro de 2024

Animais silvestres enfrentam fogo, fome e sede no Pantanal

ONGs tentam reverter veto do MT para ajuda à fauna nativa e avisam que a biodiversidade será prejudicada no longo prazo

Colunas
10 de setembro de 2024

Como a ciência cidadã transforma a pesquisa sobre o oceano

Com 80% do Oceano ainda inexplorado, a participação dos cidadãos na coleta de dados emerge como uma poderosa ferramenta para a conservação marinha

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.