Notícias

IPAM lança livro sobre REDD

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) lança hoje a publicação REDD no Brasil: um enfoque amazônico, disponível para download.

5 de julho de 2011 · 13 anos atrás
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) lança hoje a publicação: REDD no Brasil: Um enfoque amazônico. O estudo, realizado em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), apresenta critérios e estruturas internacionais para um regime nacional de REDD.

A Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) é um mecanismo criado para compensar financeiramente os proprietários das florestas (governos, produtores rurais e populações tradicionais) pelo desmatamento evitado, pela restauração florestal e pelos serviços ambientais prestados pelas florestas tropicais que influenciam o regime de chuvas, umidade do ar e a biodiversidade, para citar apenas alguns. Esse mecanismo de compensação está em discussão na Convenção do Clima das Nações Unidas e poderá beneficiar o Brasil.

Combater o desmatamento é um dos principais desafios para a redução das emissões dos gases de efeito estufa. Estima-se que cerca de 60% desses gases no Brasil são provenientes do desmatamento e das queimadas. O restante vem da queima de combustíveis fósseis na indústria, nos transportes e demais setores.

A publicação foi elaborada em parceira entre o IPAM, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Governo (CGEE).

Click aqui para fazer o download do livro.

{iarelatednews articleid=”22986,18264″}

 

Leia também

Notícias
26 de julho de 2024

Desmatamento no Cerrado cai no 1º semestre, mas ainda não é possível afirmar tendência

Queda foi de 29% em comparação com mesmo período do ano passado. Somente resultados de junho a outubro, no entanto, indicarão redução de fato, diz IPAM

Salada Verde
26 de julho de 2024

Unesco reconhece Parna dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio da Humanidade

Beleza cênica e fato de os Lençóis Maranhenses serem um fenômeno natural único no mundo levaram organização a conceder o título

Salada Verde
26 de julho de 2024

Dez onças são monitoradas na Serra do Mar paranaense

Nove adultos e um filhote estão sendo acompanhados pelo Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar. Primeiro registro ocorreu em 2018

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.