Notícias

Deter divulga números de desmate entre novembro e dezembro

De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 207,59 km² foram desmatados na Amazônia Legal nos últimos  meses de 2011. 

Karina Miotto ·
3 de fevereiro de 2012 · 12 anos atrás

 

Mapa de alertas de novembro, quando 47% da área da Amazônia Legal permaneceu encoberta pelas nuvens. (Crédito: Inpe)
Mapa de alertas de novembro, quando 47% da área da Amazônia Legal permaneceu encoberta pelas nuvens. (Crédito: Inpe)

Entre novembro e dezembro, 207,59 km² foram desmatados na Amazônia de acordo com dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados têm margem de erro devido à grande incidência de nuvens na região durante esta época do ano – apenas cerca de 50% da Amazônia Legal foi monitorada nestes dois meses, conforme informações do instituto.

Em novembro, quando o desmate atingiu 133 km², os Estados que mais derrubaram a floresta foram Pará (43,37 km²), Mato Grosso (37,49 km²) e Amazonas (17,86 km²). Em dezembro, com total de 74,59 km² desmatados, os maiores desmatadores foram Roraima (23,88 km²), seguido de Mato Grosso (16,32 km²) e Pará (15,19 km²).

Em outubro, o desmatamento verificado pelo Deter na Amazônia Legal foi de 385.56 km2. No entanto, a maior média foi verificada em abril, com 477.42 km2. Para saber os dados de 2011, mês a mês, clique aqui. De acordo com o Inpe, “os alertas produzidos pelo Deter servem para orientar a fiscalização e garantir ações eficazes de controle da derrubada da floresta”. O sistema detecta polígonos de desmatamento em áreas acima de 25 hectares.

Leia também:
Desmatamento cresce na Amazônia Legal

* Texto atualizado às 17h28. 

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.