Volney Zanardi é o novo presidente do Ibama. O novo presidente, que deixa o cargo de diretor do Departamento de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, substitui Curt Trennepohl, que pediu exoneração para cuidar de problemas na saúde. O ex-presidente estava licenciado há mais um mês da presidência do Instituto.
Zanardi é funcionário de carreira da Agência Nacional das Águas (ANA) e atuou no Ibama como coordenador-geral de Licenciamento Ambiental no ano de 2003. Depois disso, assumiu o de direção do Departamento de Articulação Institucional no Ministério do Meio Ambiente (MMA). No Ministério, foi também diretor do Departamento de Articulação Institucional e de Economia e Meio Ambiente.
Antes de assumir a presidência do Ibama, Zanardi, que também é afiliado ao PT, ocupava o cargo de diretor do Departamento de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do MMA e de Secretário-Executivo substituto, trabalhando diretamente com a ministra Izabella Teixeira.
Formado em engenharia química, Volney Zanardi é mestre em Ecologia e doutor em Ciências Ambientais. Sua nomeação para o cargo saiu nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União.
Leia também
Empresário é condenado a 16 anos por liderar garimpo ilegal na Terra Yanomami
Decisão da Justiça Federal aponta estrutura criminosa organizada, com logística aérea e gestão financeira, por trás da exploração ilegal na Terra Yanomami →
Uma floresta ancestral no Equador é a última linha de defesa para um pequeno beija-flor à beira da extinção
No coração dos Andes equatorianos, a Reserva Yanacocha é o último abrigo para o beija-flor-de-peito-preto (Eriocnemis nigrivestis), um minúsculo pássaro à beira da extinção →
Serra dos Órgãos se torna área protegida com maior riqueza conhecida de plantas
Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) engloba quase 1200 espécies raras e 103 em alguma categoria de risco de extinção →




