Fotografia

Tapaculo-de-colarinho

Veja registros inéditos de ninhos de ave típica do Cerrado e ameaçada de extinção. Fotos foram feitas em Estação Ecológica de Itirapina, no sertão do estado de São Paulo.

Rodrigo Z. Damiano ·
5 de julho de 2008 · 16 anos atrás

O Tapaculo-de-colarinho (Melanopareia torquata) é uma ave endêmica do Cerrado, encontrada no sul do Pará, Piauí, Bahia, Goiás, Mato Grosso, de São Paulo à Bolívia e extremo nordeste do Paraguai. Essa espécie está na categoria “em perigo”, na lista dos animais ameaçados de extinção no estado de São Paulo. Habita os campos cerrados, com maior população nos cerrados ralos, savanas ricas em cupinzeiros e campos sujos.

As imagens foram realizadas na Estação Ecológica de Itirapina, localizada a 230 km de São Paulo, onde foram encontrados dois ninhos de Tapaculo-de-colarinho documentados até os filhotes abandonarem o ninho. Nessas áreas, o Tapaculo-de-colarinho, assim como muitas espécies de sub-bosque desaparecem devido à relativa sensibilidade às alterações do habitat.

Para captação das imagens, eu demorei semanas, submetido a chuvas, insetos e condições desfavoráveis. Utilizei técnicas e equipamentos diversos (telemetria, GPS, playback e lentes de grande alcance), além de esconderijos, já que é uma ave pequena e de difícil aparição. Mas todo esforço é recompensado pelas imagens inéditas desta espécie.

*Rodrigo Z. Damiano é biólogo e documentarista de natureza.

Leia mais sobre o Tapaculo-de-colarinho em texto das pesquisadoras Mieko Ferreira Kanegae e Marina Telles Marques da Silva, da USF e da UFSCAR.



Leia também

Reportagens
27 de setembro de 2024

Remadores e velejadores conectam o esporte e a preservação do meio ambiente

Remadores e velejadores se tornaram agentes de conservação do oceano em Ajuruteua, em Bragança, no nordeste paraense

Análises
27 de setembro de 2024

Sob Estresse Máximo, o Velho Chico pode colapsar

O São Francisco já não apresenta a mesma vitalidade. Hoje enfrenta uma redução crítica em seu volume d'água, comprometendo a geração de energia hidrelétrica e a agricultura que dele depende

Notícias
27 de setembro de 2024

União Europeia informa que não vai adiar implementação da lei anti desmatamento

Novas regras entram em vigor em 30 de dezembro de 2024 e vão afetar a exportação de commodities agrícolas brasileiras. Brasil havia pedido adiamento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.