Fotografia

Mundo das aranhas

As aranhas estão por toda a parte. Em áreas urbanas ou na natureza, fotografá-las pode gerar lindas imagens. Mas não basta aproximar a câmera. Conheça algumas dicas preciosas.

Palê Zuppani ·
28 de agosto de 2009 · 15 anos atrás
Clique aqui para ver o slideshow
Clique aqui para ver o slideshow

Quando se coloca a lente macro na câmera, embarca-se em um novo mundo, onde os pequenos detalhes são os grandes artistas da fotografia. E nesse mundo de pequenos notáveis, as aranhas se destacam muito, seja pela cor, forma, teias ou hábitos. Assim, o ensaio a seguir tenta embarcar nesse no mundo macro das aranhas.

Estima-se mais de 40 mil espécies diferentes de aranhas em todo o planeta, e encontrá-las não é difícil. Sempre que se olha para um canto, é bem provável que haja alguma. Na natureza não é diferente, elas sempre estão presentes, nas flores, folhas, troncos e em quase qualquer lugar que se olhe. Muitas vezes posando para serem fotografadas.

Além de muita paciência, há outras coisas que podemos fazer para potencializar as fotografias macro ou, nesse caso, das aranhas:

a) buscar fotografar logo cedo pela manhã (luz e melhores condições, além de uns orvalhos sempre bem vindos);
b) prender a correia da máquina e outros acessórios, pois qualquer movimento pode espantar a aranha;
c) buscar um ângulo mais paralelo com a aranha para aumentar a profundidade de campo; d) dar preferência para lentes macros em vez de filtros close-ups ou tubo de extensão, já que as lentes macros têm melhores ópticas;
e) buscar uma boa iluminação, seja ela natural, com rebatedor ou flash, pois uma boa luz ajuda e muito a fotografia.

Outro elemento que ajuda bastante os fotógrafos são as teias de aranha, na tarefa de encontrar o aracnídeo ou para fotografar a própria teia. Os momentos especiais são quando ela se torna o palco para um espetáculo da natureza e, como no caso de algum inseto ficar preso e servir de alimento diante das lentes.

Bem vindo ao MUNDO DAS ARANHAS. Boa viagem!

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.