![]() |
Quando se coloca a lente macro na câmera, embarca-se em um novo mundo, onde os pequenos detalhes são os grandes artistas da fotografia. E nesse mundo de pequenos notáveis, as aranhas se destacam muito, seja pela cor, forma, teias ou hábitos. Assim, o ensaio a seguir tenta embarcar nesse no mundo macro das aranhas.
Estima-se mais de 40 mil espécies diferentes de aranhas em todo o planeta, e encontrá-las não é difícil. Sempre que se olha para um canto, é bem provável que haja alguma. Na natureza não é diferente, elas sempre estão presentes, nas flores, folhas, troncos e em quase qualquer lugar que se olhe. Muitas vezes posando para serem fotografadas.
Além de muita paciência, há outras coisas que podemos fazer para potencializar as fotografias macro ou, nesse caso, das aranhas:
a) buscar fotografar logo cedo pela manhã (luz e melhores condições, além de uns orvalhos sempre bem vindos);
b) prender a correia da máquina e outros acessórios, pois qualquer movimento pode espantar a aranha;
c) buscar um ângulo mais paralelo com a aranha para aumentar a profundidade de campo; d) dar preferência para lentes macros em vez de filtros close-ups ou tubo de extensão, já que as lentes macros têm melhores ópticas;
e) buscar uma boa iluminação, seja ela natural, com rebatedor ou flash, pois uma boa luz ajuda e muito a fotografia.
Outro elemento que ajuda bastante os fotógrafos são as teias de aranha, na tarefa de encontrar o aracnídeo ou para fotografar a própria teia. Os momentos especiais são quando ela se torna o palco para um espetáculo da natureza e, como no caso de algum inseto ficar preso e servir de alimento diante das lentes.
Bem vindo ao MUNDO DAS ARANHAS. Boa viagem!
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Restrição dos poderes do MP pode enfraquecer defesa ambiental, alerta Abrampa
Julgamento que será retomado no STF nesta quarta questiona limites do poder de requisição do Ministério Público e pode enfraquecer atuação na defesa do meio ambiente →
A crise climática precisa de mais do que alertas
Mais do que registrar desastres, a comunicação precisa explicar suas causas, acompanhar os processos de reconstrução e cobrar políticas que reduzam vulnerabilidades →
WWF-Brasil financia 50 bolsas para curso de Jornalismo Oceânico
Oportunidade é destinada a jornalistas, estudantes de jornalismo e comunicadores da Bahia, Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Norte →

