Fotografia

Marigo e a sensibilidade da técnica

Instante de beija-flor, girafas em luta, cenários de pintura. Luiz Carlos Marigo, um dos grandes fotógrafos ambientais do mundo, alia técnica e sensibilidade

Alexandre Sant´Anna ·
23 de dezembro de 2004 · 21 anos atrás

O carioca Luiz Claudio Marigo não procura a foto pela foto. Para ele fotografar natureza é coisa séria, que envolve algo mais do que o senso estético. Diz respeito ao pulsar vivo do ambiente, ao comportamento dos seres que protagonizam suas cenas, ao “espírito” da natureza, enfim.

Aos 54 anos, 32 deles dedicados à fotografia ambiental, não se cansa de demonstrar na prática que o único caminho para manifestar esta sensibilidade ecológica plenamente é o extremo apuro técnico. A receita rendeu-lhe um posto entre os maiores do mundo em sua área. Já publicou em 15 países de todos os continentes e levou suas imagens às principais revistas de natureza, como Natural History, International Wildlife, BBC Wildlife, Terre Sauvage e Das Tier. Na National Geographic americana, assinou diversos anúncios da renomada série “Wildlife as Canon Sees It”, que já dura mais de duas décadas.

Também o meio científico descobriu o olhar único de Marigo, o que levou suas fotografias aos livros de pesquisadores como José Márcio Ayres, Adelmar Coimbra Filho, Carlos Toledo Rizzini e Luiz Soledade Otero, e mais de 30 publicações editadas em outros países.

Prêmios não lhe faltam, inclusive várias menções honrosas e um prêmio principal do “Wildlife Photographer of the Year”, o mais importante concurso do gênero, organizado pela BBC e Natural History Museum de Londres. Da série selecionada para O Eco, cinco fotografias receberam esta disputada distinção. Tentar descobrir por conta própria quais são elas, em detrimento de todas as outras, não é tarefa fácil. Por isso mesmo preferimos não discriminá-las. Deixar o visitante munir-se apenas de sua sensibilidade artística e ambiental, que é o que importa.

 

Leia também
Fotografia de natureza pode ser uma arma contra crimes ambientais
Fotos: as aves mais raras do mundo
Guia: as aves do Pantanal
Guia: as aves da Amazônia
O incrível “Rally Internacional de Observação de Aves”

 

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país

A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.