Alex Uchôa é um fotógrafo de Fortaleza. Tem 32 anos e começou a fotografar aos 25. Autodidata, aprendeu com ajuda da internet e dos livros técnicos. A opção pela foto de natureza veio do desejo de compartilhar com o máximo de pessoas as maravilhas que tinha oportunidade de conhecer através das suas viagens pelo Brasil e, mais específicamente, pelo Nordeste brasileiro.
Alex prefere a qualidade à quantidade. Ou, como ele diz, “tirar a foto”, e não simplesmente tirar fotos. Quer que as suas imagens deixem de ser um mero registro documental, para alcançar o patamar de obra de arte. O que mais o fascina, na fotografia de natureza, é o autor não ter qualquer controle sobre o seu objeto ou a luz que incide sobre ele. Daí a necessidade imperiosa de usar recursos que vão além da técnica fotográfica para a captura das imagens. Como, por exemplo, consultar tábuas de maré, fases da lua e todas as variáveis que possam influenciar no resultado final.
Mesmo com todos esses cuidados possíveis, não é raro Alex voltar várias vezes ao mesmo local em busca da foto imaginada. Pois, como aprendeu com seu “ídolo”, o fotógrafo americano e montanhista Galen Rowell, “as suas melhores fotos serão sempre obtidas por ocasião de repetidas visitas”.
Alex Uchôa usa câmeras Nikon F-80 e Nikon D-70, com lentes 17-35mm, 50 mm e 80-200mm. Filme: Velvia. Filtros: Polarizador, 81A, e N.D.
Leia também
Fundo Casa abre chamada de R$ 2,5 mi para apoiar projetos na Mata Atlântica
O edital nacional prevê financiamento de até 42 iniciativas comunitárias voltadas à restauração florestal, geração de renda e adaptação climática no bioma →
Exposição imersiva sobre crise climática chega ao Rio
Exposição gratuita do Coral Vivo reúne experiências sensoriais e conteúdos científicos para mostrar como a crise climática já afeta oceanos, ecossistemas e sociedade →
Albardão não é de nenhuma pessoa. É, finalmente, deles
O Parque Nacional representa mais do que uma vitória política, técnica ou institucional. Ele representa uma rara decisão civilizatória: a de dizer que o mundo não existe para ser usado →


