Fotografia

Alex Uchôa e a propaganda da paisagem

Autodidata, mas capaz de voltar muitas vezes ao mesmo lugar em busca da imagem perfeita, Alex Uchôa fotografa para mostrar o que nem todo mundo enxerga na natureza.

Alexandre Sant´Anna ·
23 de fevereiro de 2005 · 19 anos atrás

Alex Uchôa é um fotógrafo de Fortaleza. Tem 32 anos e começou a fotografar aos 25. Autodidata, aprendeu com ajuda da internet e dos livros técnicos. A opção pela foto de natureza veio do desejo de compartilhar com o máximo de pessoas as maravilhas que tinha oportunidade de conhecer através das suas viagens pelo Brasil e, mais específicamente, pelo Nordeste brasileiro.

Alex prefere a qualidade à quantidade. Ou, como ele diz, “tirar a foto”, e não simplesmente tirar fotos. Quer que as suas imagens deixem de ser um mero registro documental, para alcançar o patamar de obra de arte. O que mais o fascina, na fotografia de natureza, é o autor não ter qualquer controle sobre o seu objeto ou a luz que incide sobre ele. Daí a necessidade imperiosa de usar recursos que vão além da técnica fotográfica para a captura das imagens. Como, por exemplo, consultar tábuas de maré, fases da lua e todas as variáveis que possam influenciar no resultado final.

Mesmo com todos esses cuidados possíveis, não é raro Alex voltar várias vezes ao mesmo local em busca da foto imaginada. Pois, como aprendeu com seu “ídolo”, o fotógrafo americano e montanhista Galen Rowell, “as suas melhores fotos serão sempre obtidas por ocasião de repetidas visitas”.

Alex Uchôa usa câmeras Nikon F-80 e Nikon D-70, com lentes 17-35mm, 50 mm e 80-200mm. Filme: Velvia. Filtros: Polarizador, 81A, e N.D.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.