Reportagens

Turfeiras e emissões

Emissões de turfeiras representam 10% do total, alerta a Wetlands International. E no Ártico, o aquecimento global trouxe os cães de volta para puxar os trenós no gelo.

Gustavo Faleiros ·
10 de dezembro de 2007 · 19 anos atrás

Se tem uma ONG que está dando duro aqui em Bali para ser ouvida é a Wetlands Internacional. Fundada por um grupo de holandeses, ela está promovendo uma série de eventos e soltando protestos por toda parte para alertar sobre as emissões que estão sendo causadas pela destruição de turfeiras ao redor do mundo. A degradação é especialmente preocupante no sudeste asiático, onde a vegetação de turfas está sendo queimada e revolvida para dar lugar a largas plantações de dendê, de onde se extrai biodiesel. E olha só a estupidez: para produzir um litro de biocombustível nestas fazendas se gasta dois barris de petróleo. Totalmente insustentável.

Um estudo apresentado nesta segunda na Conferência do Clima, a Wetlands, junto com o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, indicou que as emissões das turfeiras estão na casa de três bilhões de toneladas por ano, o que equivale a 10% das emissões mundiais. A proposta para resolver o problema é bastante ousada: parar de tratar as turfeiras como floresta e sim como recurso mineral para que suas emissões possam ser reduzidas através dos mecanismos do Protocolo de Quioto.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos →

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
23 de outubro de 2026

Integração de cadastros proposta por Flávio pode beneficiar produtores dos EUA e da Argentina

Especialistas alertam que a medida pode comprometer a rastreabilidade da produção rural, a confiança de compradores internacionais e o acesso do Brasil a mercados externos →

Análises
23 de outubro de 2026

O país que queremos construir passa pelos nossos parques

Reconhecer nossa vocação para o turismo de natureza é valorizar nosso patrimônio natural e transformá-lo em desenvolvimento sustentável →

Colunas
23 de outubro de 2026

Conservar a Amazônia exige cuidar de quem vive nela

A conservação ambiental somente se sustenta no longo prazo quando também melhora a vida das populações que habitam os territórios →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.