Notícias

As trágicas enchentes na Austrália

Imagens de satélite revelam a dimensão do impacto causado pelas chuvas nos meses de dezembro e janeiro. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas. 

Redação ((o))eco ·
10 de janeiro de 2011 · 13 anos atrás

Exibir mapa ampliado

Nos meses de dezembro e janeiro, fortes chuvas causadas pela tempesdade tropical tasha  na província de Queensland, Austrália surpreenderam moradores e autoridades. Os rios da região sofreram enchentes-relâmpago forçando a evacuação de milhares de pessoas e causando perdas de propriedades. Além disso, a grande quantidade de sedimentos que está sendo carregada pelas chuvas para a costa turva as águas do Cabo Bowling Green e ameaça chegar à Grande Barreira de Corais, o conjunto de recifes mais biodiverso de todo o planeta.

Nas imagens de satélite abaixo pode-se observar a clara diferença entre dezembro de 2009, quando o rio Buderkin mal pode ser visto do espaço, enquanto nas outras imagens, feitas em dezembro de 2010 e janeiro de 2011, após as chuvas, o corpo da água forma uma enorme língua marrom. As imagens foram providas com exclusividade a ((o))eco pela AEA através de parceria com a Agência Espacial Europeia. (Gustavo Faleiros)

Imagem de 02 de janeiro de 2011

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.