Fotografia

O Salto do Avanhandava

Fotos e histórias dos leitores mostrando locais preservados no passado, em transformação e também belezas naturais do Brasil. Contribua enviando imagens com pequenos relatos para [email protected]

Redação ((o))eco ·
22 de abril de 2009 · 17 anos atrás
O Salto do Avanhandava, no Rio Tietê, não existe mais. Foi inundado por uma das inúmeras barragens para hidrelétricas construídas nos últimos cinqüenta anos. Ele ficava muito próximo à colônia militar de Avanhandava, posto avançado construído pelo Império em 1858, que também já não existe. O que resta é a memória de alguns moradores de José Bonifácio (SP), município que o abrigava. Na foto, Olival Bellini e sua esposa, Jacyra Apparecida Prata Bellini, no intervalo de uma pescaria, atividade de lazer comum entre as famílias interioranas daquela região, há mais de 30 anos. A foto é de junho de 1970.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

English
30 de março de 2026

Sociobiodiversity as a stronghold that keeps the Cerrado standing

A network of cooperatives brings together different biomes to take small-scale rural products to big markets in Brazil and abroad

Reportagens
30 de março de 2026

O que fica quando o rio baixa demais?

Moradores de Silves, no Amazonas, tentam se adaptar às frequências cada vez menores entre as secas. Como uma cidade ilhada sobrevive quando o clima acaba com seu principal meio de locomoção?

Notícias
30 de março de 2026

Brasil tem 1.594 municípios em situação de vulnerabilidade climática e fiscal

Levantamento feito pelo Observatório do Clima cruzou dados da plataforma AdaptaBrasil e do Tesouro Nacional

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.