Vídeos

Debate no stand ((o))eco: Proteção da Biodiversidade Marinha

Ana Paula Leite Prates do Ministério do Meio Ambiente e Leandra Gonçalves do SOS Mata Atlântica discutem perigos e desafios para ambientes costeiros e marítimos.

Redação ((o))eco ·
25 de setembro de 2012 · 13 anos atrás

Os ambientes costeiros e marinhos são os mais ameaçados do planeta. A grande lacuna no Brasil é a preservação marinha em que apenas 1,57% está em áreas protegidas.

Em entrevista no stand de ((o))eco, durante o VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Natal, Ana Paula Leite Prates do Ministério do Meio Ambiente e Leandra Gonçalves do SOS Mata Atlântica discutem perigos e desafios para ambientes costeiros e marítimos.

Veja a 1a parte do debate:

Veja a 2a parte do debate:

A ocupação costeira desordenada, empreendimentos e crescimento das cidades nas áreas de manguezais que servem de berçários da vida marinha, poluição e falta de saneamento, são os grandes perigos que enfrentam estes ambientes.

Cerca de 80% dos recursos pesqueiros no Brasil são considerados sobreexplotados, ameaçados ou, até mesmo, ameaçados de extinção.

“É assustador mas não é só no Brasil. No mundo, 76% dos recursos pesqueiros estão nesse tipo de ameaça. O setor pesqueiro mundial está em crise e o Brasil não está diferente. Os estoques pesqueiros estão longe de serem inesgotáveis”, afirmou Leandra Gonçalves da SOS Mata Atlântica.

Nesta semana, ((o))eco acompanha o VII CBUC para discutir os rumos e desafios da conservação e o papel que desempenham no desenvolvimento econômico e social.

Leia também

Reportagens
1 de abril de 2025

Destruição de caverna em Minas Gerais alerta para falhas no licenciamento

Mineradora soterrou, sem autorização, uma caverna na comunidade Botafogo, no município de Ouro Preto, no final de março. Denúncia foi feita pela Sociedade Brasileira de Espeleologia

Dicionário Ambiental
1 de abril de 2025

O que é a COP?

A Conferência das Partes sobre Clima, promovida pela ONU, reúne países para monitorar avanços e negociar acordos no enfrentamento às mudanças climáticas

Salada Verde
1 de abril de 2025

Participação feminina na conservação é tema de publicação e podcast

Além de entrevistas com mulheres à frente da conservação, conteúdos trazem caminhos para aumentar o papel feminino nas Unidades de Conservação e seus conselhos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.