Notícias

Bolada ambiental para transportes

Fundo Global para Meio Ambiente doa 8,53 milhões de dólares para Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba melhorem seus sistemas de transporte público.

Redação ((o))eco ·
5 de março de 2010 · 16 anos atrás

O Fundo Global para o Meio Ambiente acaba de doar 8,53 milhões de dólares para as cidades de Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. Os recursos serão usados na implementação de projetos-piloto nas três cidades para reduzir o uso de veículos particulares, criar incentivos para uso de transportes públicos e não-motorizados e melhorar o planejamento de transportes. A doação foi possível através do Projeto de Transporte Sustentável e Qualidade do Ar (STAQ, na sigla em inglês), que apóia regionalmente a redução das emissões de poluentes do ar em grandes cidades latino-americanas.

Os critérios utilizados pelo Fundo Global para a escolha das três cidades envolveram questões como o comprometimento dos governos municipais e estaduais em resolver o problema da qualidade do ar e se os municípios são centros econômicos e governamentais em nível local e nacional. O programa STAQ envolve coordenação regional e troca de experiências Sul-Sul. Um de seus principais elementos é a criação de uma massa crítica de cidades engajadas em políticas de transporte sustentável. Os termos da doação foram assinados ontem (4), pela Associação Nacional de Transportes Públicos e o Banco Mundial.

 

Leia também

Notícias
11 de dezembro de 2025

STF encerra sustentações e adia decisão sobre ações que contestam o Marco Temporal

Após dois dias de manifestações de partes e terceiros interessados, o julgamento foi suspenso. Data para retorno ainda não foi definida

Salada Verde
11 de dezembro de 2025

Site da Agência ambiental dos EUA minimiza relação entre ação humana e mudanças climáticas

EPA disse que a agência não está mais focada em proteger "agendas políticas de esquerda" e que “não aceita mais ordens do culto climático"

Notícias
11 de dezembro de 2025

Uma nova e rara espécie de bromélia que pode estar condenada pela mineração

Recém-descoberta, a minúscula planta é encontrada apenas na Serra do Pires, em Congonhas, Minas Gerais, e pode desaparecer junto com apetite da exploração mineral

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.