Notícias

Sustentabilidade falha

Relatório indica que empresas dos EUA ainda escorregam na aplicação do conceito de sustentabilidade. Muitas vêem nas ações sustentáveis apenas uma forma de manter a viabilidade do negócio.

Redação ((o))eco ·
18 de março de 2010 · 14 anos atrás

Um relatório recém concluído sobre o impacto da sustentabilidade na gestão empresarial, realizado por dois grupos americanos – um de comunicação,a  MIT Sloan Management Review, e outro de consultoria, o Boston Consulting Group (BCG)- , indica que o conceito ainda não foi totalmente assimilado pelas empresas, mas que, quem leva a sério o assunto, já encontra oportunidades importantes para aumentar sua rentabilidade e vantagem competitiva.

 O relatório mostrou que não são só as empresas brasileiras que ainda engatinham no assunto: os resultados sugerem que a definição clara do que é sustentabilidade é ainda um trabalho em progresso em companhias americanas, e que se desenvolve à medida que a experiência delas aumenta. Os “novatos” tendem a definir o conceito em termos de fatores ambientais ou de regulação, e os benefícios da sustentabilidade principalmente relacionados a fatores como a valorização da marca. Segundo o documento, um número significativo de novatos em sustentabilidade tendem a definir o termo como “manter a viabilidade do negócio”.

Já os “veteranos” vêem o conceito de forma mais ampla, como parte integrante da criação de valor para sua empresa e marca. Na lista de entraves citados pelo relatório para que as empresas adotem de vez o conceito – e de maneira correta – estão falta de informação, desafios de definir um plano de negócios para criação de valor e execução defeituosa de seus projetos. Este é o primeiro do que é projetado para ser uma série anual de relatórios de negócios sustentáveis, baseado em pesquisas com líderes empresariais.

Atalho:
Relatório “O negócio da sustentabilidade” (em inglês)

Via:
– Social Funds

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.