Um relatório recém concluído sobre o impacto da sustentabilidade na gestão empresarial, realizado por dois grupos americanos – um de comunicação,a MIT Sloan Management Review, e outro de consultoria, o Boston Consulting Group (BCG)- , indica que o conceito ainda não foi totalmente assimilado pelas empresas, mas que, quem leva a sério o assunto, já encontra oportunidades importantes para aumentar sua rentabilidade e vantagem competitiva.
O relatório mostrou que não são só as empresas brasileiras que ainda engatinham no assunto: os resultados sugerem que a definição clara do que é sustentabilidade é ainda um trabalho em progresso em companhias americanas, e que se desenvolve à medida que a experiência delas aumenta. Os “novatos” tendem a definir o conceito em termos de fatores ambientais ou de regulação, e os benefícios da sustentabilidade principalmente relacionados a fatores como a valorização da marca. Segundo o documento, um número significativo de novatos em sustentabilidade tendem a definir o termo como “manter a viabilidade do negócio”.
Já os “veteranos” vêem o conceito de forma mais ampla, como parte integrante da criação de valor para sua empresa e marca. Na lista de entraves citados pelo relatório para que as empresas adotem de vez o conceito – e de maneira correta – estão falta de informação, desafios de definir um plano de negócios para criação de valor e execução defeituosa de seus projetos. Este é o primeiro do que é projetado para ser uma série anual de relatórios de negócios sustentáveis, baseado em pesquisas com líderes empresariais.
Atalho:
–Relatório “O negócio da sustentabilidade” (em inglês)
Via:
– Social Funds
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