Reportagens

Emissões trarão mais intensos furacões

Furacões com ventos superiores a 210 quilômetros por hora aumentarão em 80% no Atlântico se emissões continuarem crescendo, diz estudo.

Redação ((o))eco ·
22 de janeiro de 2010 · 14 anos atrás

Um novo estudo da NASA publicado pela revista Nature sugere que o número anual de furacões intensos (categorias 4 e 5) no Oceano Atlântico vai aumentar – e muito – até o final deste século em resposta ao aquecimento do planeta. Os pesquisadores reconheceram que o número total de tempestades deve cair, mas em compensação a quantidade de eventos extremos vai subir cerca de 80% em relação ao que temos hoje. A força dos furacões é mensurada em categorias que vão de 1 a 5. A categoria 4 apresenta ventos de 210 a 249 quilômetros por hora e a 5 acima de 250km/h. O estudo foi baseado nos cenários de emissões projetados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.