Emissões trarão mais intensos furacões

Furacões com ventos superiores a 210 quilômetros por hora aumentarão em 80% no Atlântico se emissões continuarem crescendo, diz estudo.

22 de janeiro de 2010 · 12 anos atrás

Um novo estudo da NASA publicado pela revista Nature sugere que o número anual de furacões intensos (categorias 4 e 5) no Oceano Atlântico vai aumentar – e muito – até o final deste século em resposta ao aquecimento do planeta. Os pesquisadores reconheceram que o número total de tempestades deve cair, mas em compensação a quantidade de eventos extremos vai subir cerca de 80% em relação ao que temos hoje. A força dos furacões é mensurada em categorias que vão de 1 a 5. A categoria 4 apresenta ventos de 210 a 249 quilômetros por hora e a 5 acima de 250km/h. O estudo foi baseado nos cenários de emissões projetados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).