Reportagens

Não é bem assim

Especialistas em Amazônia criticam divulgação de estudo da Universidade de Boston sobre sensibilidade da floresta às secas. Informe não foi fiel a artigo.

Redação ((o))eco ·
22 de março de 2010 · 16 anos atrás

Dezoito dos maiores pesquisadores sobre floresta amazônica assinam um documento criticando a maneira como a Universidade de Boston divulgou o estudo sugerindo que a Amazônia é mais resistente às secas do que se imaginava. A notícia repercutiu mal e, da maneira como foi propagada, é enganosa e imprecisa. Segundo eles, há diversos estudos que comprovam a sensibilidade das florestas ao estresse hídrico e a nova pesquisa não apresenta dados surpreendentes.

O documento, na íntegra, está sendo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Clique aqui para ler.

Reveja as informações contidas no comunicado da Universidade de Boston.

Leia também

Notícias
26 de janeiro de 2026

Conheça as cinco novas unidades de conservação do Ceará

O governo cearense criou cinco UCs que protegem cerca de 80 mil hectares na Caatinga e ajudam a combater a desertificação que avança no semiárido brasileiro

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.