Reportagens

Nova rede global de áreas protegidas

Programa de áreas protegidas da Convenção sobre Diversidade Biológica  lança um novo site com informações, ferramentas educativas e fóruns sobre parques e reservas ao redor do globo.

Redação ((o))eco ·
18 de maio de 2010 · 16 anos atrás

O programa de áreas protegidas da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB) lançou um novo site no último dia 13 de maio para prover informação, ferramentas educativas e fóruns para especialistas sobre parques e reservas ao redor do globo. Até o momento, a ferramenta mais apreciada é currículo de aprendizado virtual, que contém um guia interativo sobre o programa da CDB, com temas como o desenho de redes de áreas protegidas, planejamento, gerenciamento financeiro e político. Espera-se que a ferramenta seja usado por gestores de unidades de conservação, tomadores de decisão e instituições de conservação.

Além disso, para a implementação bem sucedida de estratégias de redução de emissões por desmatamento e degradação florestal vai ser crucial interromper o crescimento das derrubadas. Áreas protegidas já provaram que reduzem significativamente o desmatamento, como mostra pesquisa conduzida na Amazônia brasileira, onde a probabilidade de derrubadas é de 7 a 11 vezes menor dentro de áreas protegidas do que fora delas.

Em 2004, os países membros da comprometeram-se com um programa amplo para áreas protegidas. Ele prevê o desenvolvimento da gestão e manejo de parques e reservas de forma que elas sejam ecologicamente representativas, mesmo que isso signifique romper fronteiras nacionais. Um recente resumo do trabalho da programa da CDB desde 2004 mostrou que aproximadamente 6 mil novas áreas protegidas foram criadas, cobrindo mais de 60 milhões de hectares. Existem atualmente 130 mil unidades de conservação, que representam 13% de toda a superfície terrestre e 6% do território marinho . (Patrick Bodenham)

Entre no site do programa de áreas protegidas da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica

Leia também

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após mobilizações indígenas em Santarém

Após protestos em Santarém, governo suspende pregão de dragagem e promete consulta a povos indígenas do Tapajós

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade

João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre

Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.