Reportagens

Nova rede global de áreas protegidas

Programa de áreas protegidas da Convenção sobre Diversidade Biológica  lança um novo site com informações, ferramentas educativas e fóruns sobre parques e reservas ao redor do globo.

Redação ((o))eco ·
18 de maio de 2010 · 14 anos atrás

O programa de áreas protegidas da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB) lançou um novo site no último dia 13 de maio para prover informação, ferramentas educativas e fóruns para especialistas sobre parques e reservas ao redor do globo. Até o momento, a ferramenta mais apreciada é currículo de aprendizado virtual, que contém um guia interativo sobre o programa da CDB, com temas como o desenho de redes de áreas protegidas, planejamento, gerenciamento financeiro e político. Espera-se que a ferramenta seja usado por gestores de unidades de conservação, tomadores de decisão e instituições de conservação.

Além disso, para a implementação bem sucedida de estratégias de redução de emissões por desmatamento e degradação florestal vai ser crucial interromper o crescimento das derrubadas. Áreas protegidas já provaram que reduzem significativamente o desmatamento, como mostra pesquisa conduzida na Amazônia brasileira, onde a probabilidade de derrubadas é de 7 a 11 vezes menor dentro de áreas protegidas do que fora delas.

Em 2004, os países membros da comprometeram-se com um programa amplo para áreas protegidas. Ele prevê o desenvolvimento da gestão e manejo de parques e reservas de forma que elas sejam ecologicamente representativas, mesmo que isso signifique romper fronteiras nacionais. Um recente resumo do trabalho da programa da CDB desde 2004 mostrou que aproximadamente 6 mil novas áreas protegidas foram criadas, cobrindo mais de 60 milhões de hectares. Existem atualmente 130 mil unidades de conservação, que representam 13% de toda a superfície terrestre e 6% do território marinho . (Patrick Bodenham)

Entre no site do programa de áreas protegidas da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica

Leia também

Análises
19 de julho de 2024

Transespinhaço: a trilha que está nascendo na única cordilheira do Brasil

Durante 50 dias e 740 quilômetros a pé, testei os caminhos da Transespinhaço em Minas Gerais, de olho nos desafios e oportunidades para esta jovem trilha de longo curso

Notícias
19 de julho de 2024

Indústria da carne age para distrair, atrasar e inviabilizar ação climática, diz relatório

Trabalho de organização europeia analisou 22 das maiores empresas de carne e laticínios em quatro continentes

Salada Verde
19 de julho de 2024

Amazônia é mais destruída pelo consumo nacional do que pelas exportações

Consumo e economias das grandes cidades do centro-sul são o principal acelerador do desmatamento da floresta equatorial

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.