Reportagens

A aposta incerta do manejo florestal

Em setembro, o governo deu o pontapé inicial na concessão de florestas públicas para manejo privado. É uma aposta cercada de dúvidas, diz Niro Higuchi, do Inpa, em entrevista a O Eco.

Redação ((o))eco ·
7 de outubro de 2008 · 17 anos atrás
Exploração de madeira na Amazônia: regime de manejo na região é cercado de incertezas. (Foto: Susan Trumbore)
Exploração de madeira na Amazônia: regime de manejo na região é cercado de incertezas. (Foto: Susan Trumbore)
O Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas mirava também a diminuição do desmatamento. Por ironia, o desmatamento caiu antes da aprovação do texto e assim que a primeira concessão foi autorizada, o desmatamento volta a subir. É óbvio que os “voluntários” não desejavam isto, mas acaba mostrando o grau de amadorismo na proposição de medidas de combate ao desmatamento.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
27 de março de 2026

Mobilização coletiva na Baía de Guanabara retira mais de 400 kg de resíduos

O CleanUp Bay, reuniu voluntários na Baía de Guanabara para coletar resíduos e alertar sobre os impactos da poluição no ecossistema local

Salada Verde
27 de março de 2026

Ameaçado globalmente, tubarão-azul ganha maior proteção no Brasil

País anuncia regras mais restritivas para o comércio internacional da espécie. Normas incluem proibição da comercialização de barbatanas

Análises
27 de março de 2026

Nem todas as iniciativas do Congresso Nacional são contrárias à agenda política climática

Apesar do histórico ruim e do lobby em favor de retrocessos, há um pacote de bons projetos que podem trazer avanços reais em 2026. Precisamos conhecê-los para pressionar por avanços

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.