Salada Verde

Plataforma ambiental ajuda eleitor a pressionar candidatos

Principais pontos da agenda socioambiental são abordados em documento, que visa subsidiar os debates das eleições municipais de 2012.

Redação ((o))eco ·
2 de agosto de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Apesar de só ter 7% da mata original, a Mata Atlântica está presente na vida de 62% dos brasileiros. São 3.222 municípios, com cerca de 112 milhões de pessoas, na região abrangida pelo bioma. Pensando nisso, a Fundação SOS Mata Atlântica – em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) – lançaram ontem (01/08) a Plataforma Ambiental
aos Municípios 2012, que apresenta os principais pontos da agenda socioambiental a serem enfrentados pelos próximos prefeitos eleitos esse ano.

Afinal, 2012 é ano de eleição municipal, e política ambiental começa na gestão das cidades. A plataforma estabelece proposta em 5 eixos: desenvolvimento sustentável, clima, educação, saúde e saneamento básico.

O objetivo é mobilizar os eleitores, incentivando-os a entregar o documento de 19 páginas aos seus candidatos – pessoalmente, por e-mail ou correio – e pedir seu comprometimento público.

Para a coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, “Está em nossas mãos reverter o retrocesso e eleger pessoas que tenham interesse em fazer a diferença. Reclamamos dos políticos, como se não fossemos nós quem os elegeu, mas esta é a consequência de um voto sem compromisso”.

O documento também serve para os políticos, que poderão incorporar os temas em seu programa de governo. No link da Plataforma Ambiental, os eleitores e candidatos também podem aderir à iniciativa, nas seções “Inscreva-se eleitor” e “Inscreva-se candidato”. Na primeira, o eleitor registra que entregou pessoalmente a plataforma para determinado candidato (vereador ou prefeito). Na seção dos candidatos, eles podem declarar ter aderido a plataforma, uma maneira de cobrar posteriormente, caso o candidato seja eleito.


*Com informações da SOS Mata Atlântica

Leia também

Análises
7 de maio de 2024

Só a restauração ecológica será o suficiente para a persistência dos ecossistemas?

Não, visto que lidamos com inventários limitados das espécies. Uma solução viável seria a realização de inventários e monitoramento da fauna e flora antes, ou de concomitante com a execução de projetos de restauração

Notícias
6 de maio de 2024

Ministério Público de MT vai tentar reverter extinção do Parque Cristalino II

Sociedade Civil se une contra recente decisão da justiça matogrossense. Governador do Estado já declarou que não tem interesse em recorrer

Reportagens
6 de maio de 2024

Manguezais restaurados em Santa Catarina atenuam fenômenos climáticos extremos 

Há 12 meses, mutirões comunitários do Projeto Raízes da Cooperação retiram espécies invasoras, replantam mangue nativo e mobilizam a sociedade na região metropolitana de Florianópolis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.