![]() |
Na sexta-feira, 4, a coluna de Raul Bueno denunciou a existência de um estudo de 1996 que alertava para os riscos de enchentes na Baixada Flumienense. A reportagem de ((o))eco apurou e conseguiu a versão integral desse trabalho, que fica, a partir de agora, disponível aos nossos leitores e ao público.
Os 4 PDFs abaixo são os estudos do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Iguaçu – Sarapuí. O plano dá ênfase no controle de inundações. Feito pela COPPE/UFRJ, os estudos foram encomendados pela antiga Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), mas nunca chegaram a ser usados, nem sequer divulgados.
Os mapas mostram o local das áreas, como Xerém, que na última semana foram afetadas por um forte temporal, que transbordou os rios da região.
Leia os estudos na íntegra.
Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Iguaçu – Sarapuí
Ênfase: Controle de Inundações | Agosto de 1996
Volume 1 – Plano Diretor
Volume 2 – Anteprojetos da Bacia do Rio Sarapuí
Volume 3 – Anteprojetos da Bacia do Rio Sarapuí
Volume 4 – Anteprojetos da Bacia do Rio Sarapuí
Destruição no Vale do Cuiabá ocorreu dentro de APPs
Os desastres “provocados” pelas chuvas
Leia também

Marketing não é capaz de reviver espécies extintas
A empresa que anunciou o “renascimento” do extinto lobo-terrível criou, no máximo, um híbrido. E embora a notícia seja impressionante, há questões éticas, ecológicas e sociais em aberto →

Conservar para lucrar: o capitalismo na pauta ambiental
Debate em podcast aborda formas obtidas por grandes empresas, governos e atores corporativos para continuar lucrando sob a lógica da conservação do meio ambiente →

MMA lança curso gratuito de capacitação para a COP 30
Voltada para diversos públicos da sociedade civil, formação é online e assíncrona e oferece certificado. Saiba como se inscrever →