Salada Verde

Estado do Pará lança campanha de combate ao desmatamento

Objetivo é sensibilizar produtor para a importância da regularização ambiental. Campanha é a primeira feita por um estado na Amazônia.

Redação ((o))eco ·
21 de maio de 2013 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O governador Simão Jatene (acima) durante lançamento da campanha estadual de Combate ao Desmatamento. Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará.
O governador Simão Jatene (acima) durante lançamento da campanha estadual de Combate ao Desmatamento. Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará.

“Produzir sem desmatar. Comece a olhar pra isso como um bom negócio” é o slogan da primeira campanha de combate ao desmatamento organizada por um estado da Amazônia. A iniciativa tem como objetivo demostrar ao produtor rural do Pará, alvo da campanha, a importância da regularização ambiental. A campanha contra o desmatamento será publicizada através de vídeos publicitários, spots de rádio, outdoors, cartazes e site.

“É a primeira vez que um Estado na Amazônia faz uma campanha dessa natureza. O desmatamento sempre foi combatido pela ótica da repressão, do comando, do controle e da pressão sobre os produtores” afirma Justiniano Netto, secretário executivo para coordenação do Programa Municípios Verdes (PMV), lançado pelo governo do Estado. “O Pará resolveu inovar, adotando outra política, e promove uma campanha de educação e de sensibilização, chamando os produtores para serem cada vez mais os nossos aliados nessa luta” conclui.

A campanha tem como meta promover a adesão dos produtores rurais ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), ferramenta instituída pelo Novo Código Florestal (Lei 12.651/2012), que identifica os imóveis rurais, reunindo informações como o tamanho da área, os locais de reserva florestal e os dados do proprietário. É através do CAR que estado e municípios poderão implementar os programas de regularização ambiental, além de viabilizar a concessão de crédito rural, iniciar a regularização fundiária e controlar o desmatamento nas propriedades rurais.

De acordo com o governo do estado, o Pará possui atualmente 30 milhões de hectares cadastrados no CAR, mas a meta é cadastrar todo o Estado, que tem 62 milhões de áreas cadastráveis.

O Pará é um dos estados campeões em desmatamento na Amazônia. Segundo dados do boletim de desmatamento do Imazon, de agosto de 2012, quando começou o calendário do desmatamento, até abril de 2013, a área desmatada no estado totalizou 398 quilômetros quadrados, um aumento de 69% em relação ao período anterior (agosto de 2011 a abril de 2012) quando o desmatamento somou 235 quilômetros quadrados.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.