O incêndio no Parque Ecológico de Serra de Jaraguá, na região central de Goiás, que começou na terça-feira (06), está sob controle, segundo informou neste domingo (11) o Corpo de Bombeiros. Estima-se que o fogo tenha consumido 65% da unidade de conservação, após 4 dias de queimada intensa.
Foram mobilizados 52 homens para combater as chamas. Na quinta-feira, os 3 focos que haviam se alastrado a partir do paredão Norte do parque foram controlados, mas surgiu um novo foco em outra área do parque. A suspeita é que os dois incêndios tenham sido provocados. O primeiro teria ocorrido por queima de uma casa de marimbondos; e o segundo por fazendeiros que tentaram realizar a queima controlada do pasto, mas o fogo se alastrou.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. O Parque Ecológico da Serra de Jaraguá é uma unidade de conservação integral criada pelo governo do estado de Goiás em 1998. Tem uma área de mais de 2 mil e 800 hectares (Veja o mapa).
Com o início do tempo seco, a partir de maio, está aberta a temporada de queimadas. Só em Goiás, do dia 01 de agosto até hoje, foram registrados 202 focos de incêndio pelo sistema de monitoramento de focos de queimados e incêndios do INPE/CPTEC.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Leia Também
Incêndios e queimadas ao redor do mundo
Previsão de fogo para a Amazônia
Cinzas sobre o verde
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Foz do Iguaçu irá receber 1º Congresso Pan-Americano de Trilhas em novembro
O evento, entre os dias 5 e 8 de novembro, será concomitante ao congresso brasileiro, já em sua quarta edição, e irá promover a agenda de trilhas nas Américas →
Amazônia perdeu 690 mil árvores por dia a mais com Bolsonaro do que com Lula
No 3º governo de Lula, a taxa de desmatamento na Amazônia voltou a cair acentuadamente, retomando a trajetória dos dois primeiros mandatos. Mantido o ritmo médio dos últimos anos, a meta de desmatamento zero seria atingida antes de 2028 →
Seminário debate impactos socioambientais de data center bilionário em Pindamonhangaba
Encontro será realizado neste sábado (26), no Sindicato dos Metalúrgicos, e reunirá especialistas, representantes da sociedade civil e moradores da região →







São Francisco também faz parte do ( parque ecológico serra de Jaraguá Goias) , da metade da seŕra " é do espião da serra)… será verdade?