Notícias

Morre Morrow Gaines Campbell II, especialista do Vitae Civilis

Gaines era especialista em mudanças climáticas e morava há mais de 30 anos no Brasil. Desde 2013 ele lutava contra um câncer no intestino.

Redação ((o))eco ·
5 de maio de 2014 · 12 anos atrás
Foto: Vitae Civilis
Foto: Vitae Civilis

Morreu na madrugada deste domingo (04) o americano Morrow Gaines Campbell II, especialista em mudanças climáticas do Vitae Civilis. Gaines não resistiu às complicações decorrentes da falência renal. Ele estava há quase um mês internado na UTI da Santa Casa de SP.  Desde 2013 ele lutava contra um câncer no intestino.

Oceanógrafo de formação, Gaines ganhou fama ao realizar pesquisa sobre a inversão térmica da corrente do golfo no Atlântico do Norte durante o inverno. Nessa época, ele era pesquisador do Departamento de Oceanografia Física do Woods Hole Oceanographic Institution e o assunto de mudanças climáticas ainda era pouco conhecido.

Americano nascido na Filadélfia, ele residia há mais de 30 anos no Brasil. Aqui, coordenou a Câmara Técnica de Área de Proteção e Recuperação de Mananciais do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira do Iguape e Litoral Sul (CBH-RB). Também atuou como facilitador das Oficinas sobre Cobrança pelo Uso da Águas nos cinco Subcomitês do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) e foi vice-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul por 3 mandatos.

Ministrou cursos sobre gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas  e profissões verdes. Ativo, também colaborou com o Grupo de Trabalho sobre Clima (GT Clima/Fboms) e com a Fundação Esquel Brasil, além de atuar na Associação Nascentes de Águas Puras (Juquitiba) entre outras organizações. No Vitae Civilis, Gaines foi colaborador, conselheiro e associado. Além disso, era co-presidente da Climate Action Network (CAN), da qual era membro desde 2009.

*Com informações do Vitae Civilis.

 

 

Leia Também
Vídeo Rio+20: diagrama combina objetivos ambiental e social
Um frígido plano para a saúde do clima
Morre aos 91 anos o ambientalista Augusto Carneiro

 

 

 

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.