
A cidade de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, vai ganhar um museu do mar. A prefeitura cedeu um terreno de 18 mil m² para o Instituto Coral Vivo construir e gerenciar o espaço, que contará com exposição de colônias centenárias de corais, aquários marinhos reproduzindo características dos recifes de coral locais, além de auditório, instalações de pesquisas e alojamento.
A cessão do terreno, que mede aproximadamente 2 Maracanãs e meio, foi feito através da Lei Municipal 534 e valerá por 25 anos. Agora, o Instituto aguarda o recebimento da escritura e o detalhamento do projeto para começar a fase de captação de recursos.
“O Museu do Mar buscará ser autossustentável via turismo e irá gerar emprego e renda, direta e indiretamente, para a sociedade local, em especial, pertencentes a comunidades tradicionais”, explica o biólogo marinho Clovis Castro, coordenador geral do Coral Vivo, que atua no Sul da Bahia desde 2004.
A ideia é o Museu abrigar atrativo turístico e educativo, que casarão com o trabalho desenvolvido pelo Instituto Coral Vivo de pesquisa e educação ambiental para conservação e uso sustentável dos recifes de coral.
Leia Também
Calor intenso branqueia corais da Baía da Ilha Grande
Corais podem virar área de preservação permanente
Importância dos recifes de corais é tema de palestra
Leia também
Três anos após tragédia, 203 hectares de encostas em São Sebastião seguem em recuperação
Deslizamentos ocorridos em fevereiro de 2023 deixaram 853 cicatrizes de desmatamento na cidade. Cerca de 70% da área já está recoberta de vegetação →
Disputas e contradições continuam após a COP30
Plano Clima indica desafios de implementação; evitar mudanças profundas continua sendo uma linha de ação que envolve greenwashing, lobby e circulação de desinformação →
Como transformar a meta 30×30 de um slogan político para uma realidade ecológica
O recém-aprovado Tratado do Alto-Mar oferece uma oportunidade de proteger o oceano como nunca antes →




