
A cidade de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, vai ganhar um museu do mar. A prefeitura cedeu um terreno de 18 mil m² para o Instituto Coral Vivo construir e gerenciar o espaço, que contará com exposição de colônias centenárias de corais, aquários marinhos reproduzindo características dos recifes de coral locais, além de auditório, instalações de pesquisas e alojamento.
A cessão do terreno, que mede aproximadamente 2 Maracanãs e meio, foi feito através da Lei Municipal 534 e valerá por 25 anos. Agora, o Instituto aguarda o recebimento da escritura e o detalhamento do projeto para começar a fase de captação de recursos.
“O Museu do Mar buscará ser autossustentável via turismo e irá gerar emprego e renda, direta e indiretamente, para a sociedade local, em especial, pertencentes a comunidades tradicionais”, explica o biólogo marinho Clovis Castro, coordenador geral do Coral Vivo, que atua no Sul da Bahia desde 2004.
A ideia é o Museu abrigar atrativo turístico e educativo, que casarão com o trabalho desenvolvido pelo Instituto Coral Vivo de pesquisa e educação ambiental para conservação e uso sustentável dos recifes de coral.
Leia Também
Calor intenso branqueia corais da Baía da Ilha Grande
Corais podem virar área de preservação permanente
Importância dos recifes de corais é tema de palestra
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Em debate, governador da Bahia promete criação da UC da Serra da Chapadinha
Candidato à reeleição no estado, Jerônimo Rodrigues disse que unidade de conservação vai ser criada “assim que chegar em minha mão” →
Governança ambiental e a urgência da transformação
O espírito do nosso tempo exige algo além da consciência da crise. Exige inteligência pública ambiental. Ciência para compreender, participação social para construir e legitimar escolhas →
Profetas do Tempo: resiliência, bem viver e futuro no sertão da abundância
Saberes ancestrais e inovações sociais constroem um futuro sustentável no interior do Piauí. Terceiro episódio: O encantamento do Sertão →
