Salada Verde

Projeto Coral Vivo lança livro de divulgação científica com pesquisas e histórias

A publicação lançada nesta terça (20) reúne as 45 edições do ‘Coral Vivo Notícias’ e inclui pesquisas feitas ao longo dos 17 anos de monitoramento e trabalho com corais

Daniele Bragança ·
21 de abril de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Paisagem recifal da Costa do Descobrimento na Bahia. Foto: Áthila Bertoncini/Coral Vivo.

Na tarde desta terça-feira (21), o projeto Coral Vivo realiza o lançamento do livro “Coral Vivo Notícias: coleção completa 2007-2020”, da Série Livros do Museu Nacional/UFRJ. A publicação reúne 45 edições do periódico de divulgação científica ‘Coral Vivo Notícias’ publicadas e distribuídas pelo projeto ao longo desses 13 anos. As edições incluem pesquisas científicas feitas pela equipe, como uma avaliação dos impactos nos corais do óleo derramado na costa brasileira em 2019 e a detecção pioneira do branqueamento de 90% das colônias de coral-de-fogo em recifes da Costa do Descobrimento.

As 384 páginas ricamente ilustradas com fotos contam também a história do projeto, que nasceu em 2003 com o objetivo de conservar e apoiar a sustentabilidade socioambiental dos recifes de coral e ambientes coralíneos. Outras temas de destaque na publicação tratam sobre lixo marinho, educação ambiental, ações de limpeza em praias, e legislação relacionada ao consumo de descartáveis de plástico. O livro conta ainda com a seção infantil “Recrutinhas”, que traz atividades lúdicas com a temática ambiental para fazer as crianças.

O livro Coral Vivo Notícias – coleção completa 2007-2020 publicado pela Série Livros do Museu Nacional. Foto: Coral Vivo/Divulgação.

A versão digital do livro “Coral Vivo Notícias: coleção completa 2007-2020” estará disponível no site do Coral Vivo a partir do dia 21 de abril e a versão impressa será distribuída gratuitamente principalmente para escolas públicas, bibliotecas e instituições de pesquisa, com o patrocínio da Petrobras.

O lançamento terá transmissão ao vivo e poderá ser acompanhado pelas redes sociais do Projeto Coral Vivo, com início previsto para 15h. O evento será conduzido pela coordenadora regional de Comunicação e Sensibilização do Coral Vivo, Thais Melo, que irá aproveitar para contar como surgiu a ideia de reunir as edições em livro e dividir curiosidades sobre o projeto.

 

Leia Também 

Coral Vivo lança livro que descreve recifes do Brasil nos anos 60

Projeto Coral Vivo publica seu conhecimento em livro

Projeto disponibiliza publicação sobre corais

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
6 de março de 2019

Projeto disponibiliza publicação sobre corais

Liberado para download, o Coral Vivo Responde é um pequeno livro que esclarece as principais dúvidas sobre os recifes de coral e os ambientes coralíneos

Notícias
14 de junho de 2016

Projeto Coral Vivo publica seu conhecimento em livro

Livro sobre recifes brasileiros é o primeiro em português sobre o tema e reúne estudos da Rede de Pesquisas Coral Vivo em compilação de 360 páginas.

Notícias
19 de agosto de 2019

Coral Vivo lança livro que descreve recifes do Brasil nos anos 60

Obra baseada na tese de doutorado do francês Jacques Laborel foi traduzida e teve os dados atualizados. Lançamento ocorreu na Embaixada da França, no Rio

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.