Jogos onde o usuário é responsável por construir casas e cidades inteiras não são novidade, mas desde março um novo game tem chamado atenção por trazer um conceito diferente: a eco-arquitetura. Block’Hood, ainda sem nome em português, foi desenvolvido pelo arquiteto Jose Sanchez como um projeto de pesquisa na Escola de Arquitetura da Universidade do Sul da Califórnia, mas a Devolver Digital comprou a ideia. O jogo hoje está disponível na plataforma Steam para Early Acess, que é uma forma de distribuir o jogo antecipadamente, ainda inacabado, para que os próprios usuários comentem, dêem sugestões e façam críticas que ajudem os desenvolvedores a chegar ao melhor produto final possível.
Com um design simples, porém atraente, o game te faz começar do zero a construção de um bairro, onde o foco de expansão é para cima e não para os lados – é possível criar prédios de até 20 andares. O jogador precisa garantir os recursos básicos: água, ar fresco e eletricidade; o que no jogo significa criar uma fonte, construir um painel solar e plantar árvores. Block’Hood, dentro da lógica de cidade sustentável, trabalha com a ideia de que é necessário equivaler o consumo com a produção e para isso às vezes é preciso fazer malabarismo para compensar o desperdício de uns com a economia e geração de outros quarteirões.
No game, diferentemente de outros jogos da categoria, não há uma população para cobrar medidas e ações de seu governante. O objetivo é manter a sustentabilidade do seu bairro e atender às necessidades de cada quarteirão, do ponto de vista de um arquiteto que planeja cuidadosamente a “cidade perfeita”, capaz de equilibrar sua demanda por recursos com a produção dos mesmos.
Confira o vídeo produzido pelo Block’Hood:
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