Os ruralistas defendem de bom grado o governo de Michel Temer, mas querem que o presidente exonere ou corte as asinhas do ministro Sarney Filho, que ocupa a pasta do Ministério do Meio Ambiente desde maio. Segundo Marcos Montes (PSD-MG), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuário (FPA), tanto o ministro quanto a presidente do Ibama, Suely Araújo, trabalham contra os interesses do produtor rural.
“Criam-se impasses e dificuldades para o financiamento agrícola, licenciamento ambiental, embargam-se áreas. Em resumo, se posicionando contra o processo produtivo. Que colaboração é essa?”, questionou o deputado Marcos Montes (PSD-MG), em nota na página oficial da FPA.
As ações do Ministério do Meio Ambiente sobre os procedimentos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e da nova Lei de Licenciamento Ambiental têm desagradado os ruralistas, que admitem sentir saudades da antiga administração. “São pessoas de um governo passado, que não deu certo, com ações muito mais prejudiciais do que foi no passado. Aliás, nesta questão ambiental, já estamos até com saudades da ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira”, afirma
Uma reunião foi marcada na semana que vem para tratar da gestão de Sarney Filho com o presidente Michel Temer. Os ruralistas estão articulando apoio para a próxima legislatura no Congresso Nacional e se sentem prejudicados. “O campo oferece todas as condições necessárias para o Brasil sair dessa recessão, mas é preciso que o presidente Temer impeça o MMA de nos atrapalhar. Só assim os investimentos em infraestrutura voltarão”.
A bancada ruralista é a maior composição suprapartidária do legislativo federal. Em 2012, conseguiram mudar o Código Florestal. Um dos principais responsáveis pela mudança na lei, o ex-deputado federal e ex-ministro da Defesa do governo Dilma, Aldo Rebelo, estava presente na reunião do colegiado que pediu a cabeça do ministro Sarney Filho. A reunião- almoço aconteceu na terça-feira (22) e contou com a presença de 30 deputados.
Leia Também
Faltam só 4 votos para a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul
Ruralistas articulam nome de Evair de Melo para Ministério do Meio Ambiente
Leia também
Ruralistas articulam nome de Evair de Melo para Ministério do Meio Ambiente
Bancada quer um deputado membro da Frente Parlamentar da Agropecuária para assumir a vaga, num eventual governo Temer. →
Ruralistas: bancada diminuiu, só que não
Nesta eleição, a Frente Parlamentar da Agropecuária perdeu 63 dos integrantes, mas por pouco tempo: espera substituí-los por 125 novos membros. →
Faltam só 4 votos para a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul
Brasil, Uruguai, Argentina, Gabão e África do Sul lançaram nesta quinta-feira uma campanha internacional para mobilizar os países a aprovar a proposta. →
Com a gestão da Suely no Ibama e Sarney filho no meio ambiente, 'ACABOU A FARRA DO BOI"
E a vaquejada no Ceará tb kkkk
Vamos fazer uma auditoria nas linhas de crédito do Agronegócio via BNDES e Banco do Brasil nos últimos 40 anos para ver se o lucrativo é o "agro" ou os financiamentos a fundo perdido para os ditos "grandes produtores rurais".
Falsa polêmica para criar fumaça, até porque o referido Ministro não apita nada…
O novo código do desmatamento deveria se chamar lei Aldo Rebelo , o neo-ruralista
Isso aí! Que será que a galera do PT tá achando desse povo com saudades da Izabella! Achando que ela era melhor?
Se os ruraçistas são contra o Sarney Filho é por que talvez ele seja bom para o meio ambiente.
Aldo Rebelo e seus comunistas, sempre na liderança do atraso. Corja
O Brasil não consegue sair do século XVI. E se o agronegócio é tão eficiente e lucrativo, porquê a choradeira sobre o crédito?
Dificil trabalhar seriamente neste país de governinhos!
Ninguém avisou aos ruralistas que a função do MMA é justamente trabalhar em prol do meio ambiente? Eu acho que o nome Ministério do MEIO AMBIENTE é auto explicativo. Querem o que? Outro ministério da agricultura? Querem que não tenha ninguém que defenda o meio ambiente?
Este sr, é um mentiroso, hipócrita de gravata.