
Na terça-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, proibiu novas perfurações de poços de petróleo e gás em águas federais nos oceanos Atlântico e Ártico. Para isso, Obama utilizou uma lei da década de 1950, a “Outer Continental Shelf Act”, que permite aos presidentes limitarem áreas de cessão mineral e perfuração. Para os ambientalistas, a decisão é de suma importância, pois a lei não é fácil de ser derrubada e caso o presidente eleito Donald Trump queira reverter a ação, terá que recorrer aos tribunais. A proibição engloba águas nacionais perto do Alasca, no mar Chukchi e a maior parte do mar Beaufort, e no Atlântico, desde a Nova Inglaterra até a Baía de Chesapeake.
Fonte: Folha de S. Paulo
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Mato Grosso ganha roteiro que une ciência, conservação, turismo – e primatas!
Projeto integra turismo científico e conservação da biodiversidade em rota que percorre sete localidades no estado em busca de 15 espécies de macacos →
Estudo mostra a importância de área de conservação para abelhas sem ferrão
Pesquisa aponta a capacidade de adaptação dessas abelhas, que utilizam áreas verdes urbanas, como muros e monumentos, para garantir a reprodução da flora →
Como a proibição da queima da cana em São Paulo impulsionou o desenvolvimento econômico e social
Estudo inédito mostra que regulações ambientais bem desenhadas podem acelerar inovação e empurrar cadeias produtivas para modelos mais eficientes →
