Salada Verde

Obama proíbe novas explorações de petróleo e gás

Presidente dos Estados Unidos usa lei da década de 1950 para limitar áreas de cessão mineral e perfurações em águas federais

Sabrina Rodrigues ·
21 de dezembro de 2016 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, proibiu novas perfurações de poços de petróleo e gás. Foto: Steve Jurvetson/Flickr.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, proibiu novas perfurações de poços de petróleo e gás. Foto: Steve Jurvetson/Flickr.

Na terça-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, proibiu novas perfurações de poços de petróleo e gás em águas federais nos oceanos Atlântico e Ártico. Para isso, Obama utilizou uma lei da década de 1950, a “Outer Continental Shelf Act”, que permite aos presidentes limitarem áreas de cessão mineral e perfuração. Para os ambientalistas, a decisão é de suma importância, pois a lei não é fácil de ser derrubada e caso o presidente eleito Donald Trump queira reverter a ação, terá que recorrer aos tribunais. A proibição engloba águas nacionais perto do Alasca, no mar Chukchi e a maior parte do mar Beaufort, e no Atlântico, desde a Nova Inglaterra até a Baía de Chesapeake.

Fonte: Folha de S. Paulo

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Reportagens
21 de outubro de 2021

COP26 – Brasil tentou minimizar impacto das emissões da pecuária em relatório do IPCC

País também defendeu que aumento do desmatamento não é resultado da política atual brasileira. Outros países fizeram lobby para mudar relatório climático.

Reportagens
21 de outubro de 2021

Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas

As chamadas grasslands estão ameaçadas em todo o planeta, alerta um grupo internacional de pesquisadores. Solução envolve restauração e busca de alternativas de exploração econômica sustentáveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta